Foi conhecida, esta quarta-feira, a convocatória de 16 jogadores que vão defender Portugal. E há cinco que o podem fazer pela primeira vez na carreira: Gabriel Viana (TuS Ferndorf, Alemanha), Miguel Neves (Saint-Raphael, França), Vasco Costa (Hammarby IF, Suécia), António Machado (Marítimo) e José Ferreira (FC Porto).
Além dos estreantes, Gustavo Oliveira (Valladolid, Espanha), Diogo Silva (Kolding, Dinamarca) e Jenilson Monteiro (Limoges, França) estão de volta à convocatória de Portugal.
“Temos três atletas que nunca estiveram conosco na equipa sénior, nem em treino, embora tenham estado nas seleções jovens.Dentro do leque de escolha que nós temos, modificámos a lista alargada de 35 atletas para ter um leque ainda mais alargado de opções. Fomos buscar atletas que participaram sistematicamente nas competições mais jovens e também fomos buscar alguns atletas que estão espalhados pela Europa, felizmente já começamos a ter cada vez mais. (…) No entanto é facto que teremos apenas três treinos para criar um plano de jogo para abordar estes dois jogos, nos quais queremos ganhar pelo menos um ponto. É o nosso objetivo”, explicou Paulo Pereira.
Primeiro classificado do Grupo 8 de apuramento para o Euro-2026 com sete pontos, Portugal tem uma vantagem de três pontos em relação à Polónia. Roménia (três) e Israel (dois) os próximos adversários dos Heróis do Mar ainda vão tentar desbancar os polacos do último lugar de apuramento direto.
Confira a convocatória completa:
Guarda-redes: Diogo Valério e Gustavo Capdeville;
Pontas: Gabriel Viana, Jenilson Monteiro, José Ferreira e Pedro Oliveira;
Centrais: André Sousa;
Pivôs: António Machado, Fábio Silva, Ricardo Brandão;
Laterais: Diogo Silva, Gabriel Cavalcanti, Gustavo Oliveira, Joaquim Nazaré, Miguel Neves e Vasco Costa.