Groetzki esteve fora de ação durante algum tempo em novembro passado devido a uma lesão na fáscia plantar, uma placa tendinosa na planta do pé. No entanto, já estava apto a tempo para os preparativos da seleção e regressou à competição a 20 de dezembro, na Bundesliga.
A ausência de Groetzki significaria mais um revés para a equipa alemã no Campeonato da Europa: Marian Michalczik, do TSV Hannover-Burgdorf, já havia sofrido uma lesão muscular na perna na primeira fase de preparação, pouco antes do final do ano civil, e também se viu afastado do Campeonato Europeu.
"Antes de mais, este é um diagnóstico extremamente amargo para o Patrick, que, naturalmente, também afecta muito a seleção nacional e o Rhein-Neckar Löwen. Estamos solidários com ele e desejamos-lhe as maiores felicidades para a sua próxima reabilitação", afirmou Axel Kromer, diretor da federação alemã de andebol (DHB): Vamos agora coordenar internamente a forma como vamos reagir após esta situação. Temos até 9 de janeiro para apresentar a equipa oficial à EHF (Federação Europeu de Andebol)".
Groetzki estava prestes a saltar para o círculo, aos 23 minutos do jogo com Portugal, quando interrompeu o seu movimento. Um primeiro exame radiológico revelou que uma antiga lesão no pé, do ano passado, voltou a aparecer. Groetzki deveri formar a dupla na ala direita juntamente com Timo Kastening (MT Melsungen) no próximo Campeonato da Europa (10 a 28 de janeiro). Com 172 jogos pela seleção, o jogador de Mannheim era o mais experiente da Alemanha, que por enquanto conta com apenas 17 jogadores.