Mais

Andebol: Portugal fecha com triunfo apuramento para o Europeu-2026

Portugal venceu Israel por 34-33
Portugal venceu Israel por 34-33Federação de Andebol de Portugal
A seleção portuguesa de andebol, já apurada para o Europeu-2026, fechou este domingo com uma vitória por 34-33 sobre Israel o Grupo 8 de qualificação, que terminou na primeira posição.

Recorde as incidências da partida

O triunfo dos heróis do mar, que chegaram a deter uma vantagem de sete golos aos 31-24, foi alcançado sob a buzina final do encontro por José Ferreira, após Israel ter chegado ao empate aos 33-33, com um parcial demolidor de 9-2.

Em Constanta, na Roménia, a formação das quinas, que na quinta-feira somou a primeira derrota na qualificação ao perder por 28-24 com a Roménia, chegou hoje ao intervalo a vencer por 17-15.

Em casa neutra, devido à situação de conflito que Israel atravessa, a renovada seleção portuguesa entrou algo perdulária na finalização, com três golos de Miguel Neves nos oito primeiros remates, e aos 10 minutos perdia por 5-3.

A afinar na concretização e tirando partido de uma dupla exclusão, Portugal inverteu, com um parcial de cinco golos consecutivos, uma desvantagem de 6-8 para uma liderança de três, aos 11-8, com golos de André Sousa, Ricardo Brandão (2), Gustavo Oliveira e Genilson Monteiro.

Israel reagiu e empatou aos 11-11, com um parcial de três golos seguidos, mas Portugal retomou a vantagem com quatro, aos 15-11, e atingiu o intervalo a vencer por dois, aos 17-15, apesar da boa reação da equipa adversária.

A seleção portuguesa entrou bem na segunda parte, com um parcial de 6-2, que lhe permitiu construir uma vantagem de seis golos, aos 23-17, que manteve e aumentou para sete até aos 31-24.

Israel, impulsionado por Yoav Lumbroso, que marcou um total de nove golos, Nadav Nizri (7) e Daniel Mosindi (5), diluiu a diferença com cinco golos seguidos (31-29), que a seleção lusa atenuou com dois de Gustavo Oliveira (33-29), na parte final do jogo.

Novo parcial de 4-0, tirando partido da maior experiência de Israel face à jovem seleção lusa, que nesta dupla jornada estreou jogadores sub-21, levou ao empate a 33-33 à entrada para o derradeiro minuto, desfeita por José Ferreira sob a buzina (34-33).

Miguel Neves, com seis golos e uma eficácia a rondar os 67 por cento, foi o jogador português em destaque na concretização, com destaque ainda para Gabriel Cavalcanti, jogador MVP, com quatro golos e três assistências.

Portugal fechou o grupo na primeira posição, depois de ter somando quatro vitórias, um empate e uma derrota, com nove pontos, mais três do que a Polónia, segunda, que também garantiu o apuramento direto para o Campeonato da Europa, que vai decorrer entre 15 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026, na Dinamarca, Noruega e Suécia.