Recorde as incidências do encontro
Ainda com hipóteses de apuramento, o conjunto romeno aproveitou as mexidas operadas por Paulo Pereira para somar pontos importantes e entrar na discussão pela passagem frente às seleções de Israel e da Polónia.
Após confirmar o bilhete para o Europeu, Portugal tinha ainda o objetivo de terminar o grupo B no primeiro lugar e, para isso, sabia que um empate bastava, mas a rotação acabou por pesar, especialmente na primeira parte.
A equipa portuguesa entrou bem na partida, mas perdeu a vantagem construída nos primeiros três minutos, depois de um parcial de 5-0 favorável aos romenos, que tinham perdido em Santo Tirso, frente a Portugal, na primeira volta, por 37-30.
Além do resultado - muito por culpa de alguma falta de eficácia e das boas intervenções do guardião romeno, Ionut Iancu -, Paulo Pereira foi mostrando algum descontentamento, acabando mesmo por ver um amarelo por protestos. No entanto, a exibição portuguesa tardou a disparar.
A boa reta final da primeira parte, com um parcial de 3-6, ajudou Portugal a reentrar na discussão do marcador, com o conjunto português a chegar mesmo a reduzir para a margem mínima antes do 13-11 registado ao intervalo.
A segunda parte começou equilibrada, mas a equipa portuguesa acabou por não conseguir entrar verdadeiramente na luta pelo triunfo, acabando por deixar a equipa romena escapar definitivamente na reta final da partida, depois de uma ligeira recuperação. Daniel Stanciuc foi a grande figura do encontro, com 12 golos marcados em 14 remates (acerto de 86%).
Apesar da derrota, Portugal beneficiou do triunfo de Israel frente à Polónia (33-31) para garantir o primeiro lugar do grupo, que lidera com sete pontos a uma ronda do fim, seguido da Roménia com cinco, formação sobre a qual a equipa lusa tem vantagem no confronto direto, pois venceu em Santo Tirso, por 37-30.