Como previsto, a Hungria e a França estão apuradas para as meias-finais do Campeonato Europeu de Andebol Feminino.
As duas seleções venceram a Roménia e a Suécia, respetivamente, e vão defrontar-se numa final pelo primeiro lugar do grupo intermédio na última jornada, na terça-feira.
A Hungria, que partilha as honras de anfitriã com a Suíça e a Áustria, fez a sua parte ao vencer a Roménia por 37-29 perante os seus próprios adeptos na cidade de Debrecen.
Recorde o Hungria-Roménia
É a primeira vez desde 2012 que a Hungria chega tão longe numa fase final do Campeonato da Europa.
O jogo começou bastante equilibrado, com a Roménia a jogar bem.
Alisia Boiciuc, de 19 anos, marcou quatro golos nos primeiros sete minutos, dando à Roménia uma pequena vantagem nos minutos iniciais.
No entanto, as húngaras foram-se distanciando lentamente ao longo da primeira parte.
A guarda-redes húngara Blanka Bíró fechou os primeiros 30 minutos com uma defesa de um canto de penálti, dando à Hungria uma vantagem de cinco golos aos 20-15.
O país anfitrião acelerou o ritmo no segundo tempo, onde a Hungria podia sentir o cheiro de uma vaga garantida nas semifinais.
A 20 minutos do fim, a equipa estava a ganhar por sete aos romenos. Uma vantagem segura era também o resultado quando soou o apito para o intervalo.
Mais tarde, este domingo à noite, a França derrotou a Suécia por 31-27, depois de estar a perder por 19-13 ao intervalo.
Recorde o Suécia-França
Na segunda parte, a França chegou rapidamente a uma vantagem de oito golos, mas a Suécia ganhou novas esperanças com uma redução de 21-24 e, mais tarde, de 24-27, mas a França apertou o cerco e aumentou a vantagem para 30-24.
Com estes resultados, a Hungria e a França somam oito pontos em quatro jogos. Montenegro segue-se com quatro, à frente da Roménia e da Suécia, com dois cada.
A Hungria e a França vão disputar as meias-finais com os dois primeiros classificados do outro grupo da fase intermédia.