Polónia e República Checa querem organizar Europeu de Andebol Feminino de 2026

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Polónia e República Checa querem organizar Europeu de Andebol Feminino de 2026

Spodek, com 11.000 lugares sentados, foi apresentado como o local da final do Euro-2026 feminino
Spodek, com 11.000 lugares sentados, foi apresentado como o local da final do Euro-2026 femininoPAP
Apenas os países da Europa de Leste se candidataram a acolher o Campeonato Europeu de Andebol, em dezembro de 2026. A candidatura conjunta da República Checa e da Polónia envolve o conjunto de Katowice, Lubin e Brno. Os rivais para acolher o evento são a Roménia, a Eslováquia e a Turquia.

Após uma longa preparação por parte de todos os interessados, conhecemos a lista completa dos países que querem organizar o EHF Euro 2026 feminino. A federação continental confirmou a inclusão de três candidaturas, incluindo duas candidaturas conjuntas. São elas a República Checa e a Polónia, a Roménia e a Eslováquia e a Turquia.

Para a Polónia, isto faz parte de uma estratégia para desenvolver ainda mais o andebol. O país organizou a sua primeira competição em 2016 (o Europeu) e co-organizou o Campeonato do Mundo em 2023. Entre as candidaturas apresentadas, apenas os eslovacos têm experiência na organização de grandes torneios, tendo acolhido o Euro-2022 masculino, em parceria com a Hungria. A Turquia e a República Checa ainda estão à espera do seu primeiro grande torneio.

"Estamos muito satisfeitos por, juntamente com os nossos parceiros da federação checa de andebol, nos candidatarmos ao direito de acolher o torneio EHF EURO 2026. Temos pela frente um período de trabalho intensivo para preparar uma candidatura conjunta, numerosas reuniões e acordos a nível internacional, governamental e local. A Polónia e a República Checa estão ligadas não só pela sua proximidade, mas também pela sua paixão pelo andebol. Acredito firmemente que este será o início dos nossos projetos conjuntos", afirmou Henryk Szczepański, Presidente da Associação de Andebol da Polónia (ZPRP).

Que cidades poderão acolher o Euro?

Cada candidatura é dividida em pelo menos três cidades que acolhem as melhores equipas da Europa. No caso da Polónia e da República Checa, os jogos dos dois grupos da fase preliminar teriam lugar em Lubin, a fase preliminar e a fase principal em Brno, enquanto Katowice (11.000 lugares) acolheria, do princípio ao fim, o jogo final.

Uma divisão análoga foi adotada pela Turquia, que propôs Antalya, Ankara e Istambul. Neste caso, a final teria lugar no maior recinto dos três candidatos, o Sinan Erdem Dome (16.500 lugares).

Na candidatura conjunta da Roménia e da Eslováquia, a lista de cidades anfitriãs é muito mais extensa. Do lado romeno, estão Cluj-Napoca, Pitesti, Krajowa e Bystrica, enquanto do lado eslovaco estão Bratislava e Kosice. O local da final será a BT Arena em Cluj (10.000 lugares).

O EHF EURO 2026 feminino terá lugar de 3 a 20 de dezembro e contará com 24 equipas. Antes de ser selecionado um anfitrião, todos os palcos apresentados (e infra-estruturas de apoio) deverão ser submetidos a uma verificação em novembro e dezembro deste ano.

A decisão de atribuir o direito de acolher o torneio será tomada a 27 de janeiro de 2024, na reunião do Comité Executivo da EHF em Colónia.