Jogador do ano Gabriel Conceição vive dia "inesquecível" entre ídolos de andebol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jogador do ano Gabriel Conceição vive dia "inesquecível" entre ídolos de andebol

Gabriel Conceição foi eleito o jogador do ano de andebol de praia
Gabriel Conceição foi eleito o jogador do ano de andebol de praiaEHF
O português Gabriel Conceição foi eleito o ‘Jogador do Ano’ de andebol de praia e viveu em Viena, na Áustria, um dia “inesquecível” ao privar com alguns dos seus ídolos na cerimónia de consagração, disse hoje à Lusa.

Foi inesquecível. Muito bom, nem eu estava à espera de estar ali com tantas vedetas, que eu cresci a ver em jogos na televisão, são meus ídolos e atletas que eu sigo e admiro. Foi incrível”, resumiu o internacional português de 18 anos.

Gabriel Conceição, que já tinha sido considerado o jogador mais valioso (MVP) do Europeu2023, que decorreu na Nazaré e no qual Portugal terminou num inédito quarto lugar, recebeu o prémio de excelência da Federação Europeia de Andebol (EHF).

O central, que joga andebol ‘indoor’ no FC Gaia e na praia na equipa Os Tigres, destaca o encontro “espetacular e único” com um dos seus ídolos, o francês Daniel Narcisse, com quem falou e tirou uma fotografia.

Foram todos muito simpáticos. Falei também com o ponta direita dinamarquês Hans Lindberg (do Füchse Berlin) e o central esloveno Domen Makuc (FC Barcelona) ficou na minha mesa e foi sempre espetacular”, adiantou o jogador português.

O jovem luso tem como referência na posição específica de central o internacional francês Kentin Mahé (Veszprém, Hungria) e o seu “ídolo de sempre” é o também distribuidor de jogo gaulês Nicola Karabatic (Paris Saint-Germain).

Esta distinção implica mais responsabilidade, o que acho normal, mas não creio que vá mudar muita coisa”, admitiu à Lusa o jovem jogador, que aspira um dia a ser profissional a fazer o que mais gosta, ou seja, jogar andebol.

Gabriel Conceição considera que "o andebol em Portugal está a evoluir” no sentido da profissionalização de jovens atletas nacionais e "já pode ser encarado como uma carreira".

Alguns clubes portugueses já dão essa oportunidade e vários atletas nacionais já estão em grandes equipas no estrangeiro, abrindo portas às novas gerações nacionais”, considerou, em referência a Luís Frade (FC Barcelona) e Miguel Martins (PICK Szeged), por exemplo.

Gabriel Conceição foi um dos principais jogadores da seleção nacional de andebol de praia no Campeonato da Europa de 2023, na Nazaré, ajudando Portugal a alcançar o quarto lugar, o melhor resultado de sempre da equipa em competições internacionais.

A distinção de Gabriel Conceição surge um ano após o português Francisco Costa, do Sporting, ter sido considerado o melhor lateral do mundo e o segundo da geral individual, numa votação levada a cabo pelo site da especialidade Handball-Planet.com.

O jogador nasceu para o andebol nos infantis do Madalenense, em 2013/14, antes de se mudar para o FC Gaia, em que se mantém desde 2014/15, tendo ajudado o clube a conquistar um campeonato de juniores (2022/23) e o título da III Divisão com a equipa B.