Mais

Andebol: A convocatória da Alemanha para o Mundial

Até onde chegarão Alfred Gislason e a sua equipa no Campeonato do Mundo de Andebol de 2025?
Até onde chegarão Alfred Gislason e a sua equipa no Campeonato do Mundo de Andebol de 2025?ČTK / imago sportfotodienst / Noah Wedel
O selecionador nacional da Alemanha, Alfred Gislason. escolheu uma equipa sem surpresas para o Campeonato do Mundo de Andebol (14 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025) do próximo ano.

Para além da sua equipa habitual, que conquistou a prata em Paris este verão, o treinador islandês nomeou mais quatro jogadores e decidiu não fazer experiências. A equipa de 19 jogadores é liderada pelo capitão Johannes Golla, enquanto os campeões europeus de 2016, Andreas Wolff, David Späth e Joel Birlehm, formam o trio de guarda-redes.

No Grupo A, a Alemanha vai defrontar a Polónia (15 de janeiro), a Suíça (17 de janeiro) e a República Checa (19 de janeiro).

"Podemos fazer um torneio muito bom. Mas também sabemos o que temos de fazer. O meu primeiro objetivo é ganhar o primeiro jogo. É melhor assim do que o contrário: querer ganhar a final e esquecer o caminho até lá", disse o treinador alemão Alred Gislason, da Islândia, exatamente quatro semanas antes do início do Campeonato do Mundo.

No torneio, que se realizará na Croácia, Dinamarca e Noruega, Gislason diz que haverá "um pouco de pressão sobre a equipa, porque já mostraram do que são capazes. Mas este ano também deu muita confiança à equipa".

Com exceção dos esquerdinos Kai Häfner, que terminou a sua carreira, e Tim Hornke, que está a recuperar de uma lesão, Gislason vai poder contar com todo o seu plantel olímpico.

Os laterais-direitos Lukas Zerbe e Timo Kastening e os centrais Franz Semper e Nils Lichtlein também estão incluídos.

Sem lugares para Heinevetter e Weber

O jogador mais velho da seleção alemã para o Campeonato do Mundo é Christoph Steinert, de 34 anos, cuja nomeação esteve em dúvida até ao último minuto, devido a uma fratura do metacarpo.

Sete jogadores têm menos de 25 anos, incluindo Renars Uscins e os defesas Julian Köster (rutura de ligamentos) e Juri Knorr (fratura do polegar), que se lesionaram recentemente. O guarda-redes Silvio Heinevetter e o defesa-central Philipp Weber não foram convocados, embora ambos façam parte do grupo de 35 jogadores a que Gislason pode recorrer em caso de alterações durante a competição.

"Reunimos um plantel forte com o qual iniciaremos os nossos preparativos a 3 de janeiro", disse o Diretor Desportivo da DHB, Ingo Meckes.

"O nosso objetivo é continuar a norte de Hamburgo - primeiro para os jogos da fase de grupos em Herning e depois para os quartos de final do Campeonato do Mundo em Oslo", acrescentou.

Início a 15 de janeiro

Os últimos jogos particulares terão lugar a 9 e 11 de janeiro, em Flensburg e Hamburgo, respetivamente, contra o Brasil, antes de a equipa alemã iniciar o Campeonato do Mundo a 15 de janeiro.

Gislason nomeará formalmente a sua equipa final para o Campeonato do Mundo, que pode ser composta por um máximo de 18 jogadores, na véspera do primeiro jogo da Alemanha no Campeonato do Mundo. Esta equipa deve então ser reduzida a 16 jogadores para cada jogo. Durante o torneio, Gislason pode ainda fazer cinco alterações com jogadores da lista de 35 convocados anunciada em novembro.

Convocados da Alemanha

Guarda-redes: Andreas Wolff (THW Kiel), David Späth (Rhein-Neckar Löwen), Joel Birlehm (TSV Hannover-Burgdorf)

Ala esquerda: Lukas Mertens (SC Magdeburg), Rune Dahmke (THW Kiel)

Lateral esquerdo: Julian Köster (VfL Gummersbach), Marko Grgic (ThSV Eisenach), Sebastian Heymann (Rhein-Neckar Löwen)

Defesa central: Juri Knorr (Rhein-Neckar Löwen), Nils Lichtlein (Füchse Berlin), Luca Witzke (SC DHfK Leipzig)

Lateral-direito: Renars Uscins (TSV Hannover-Burgdorf), Franz Semper (SC DHfK Leipzig), Christoph Steinert (HC Erlangen)

Ala direita: Timo Kastening (MT Melsungen), Lukas Zerbe (THW Kiel)

Centro: Johannes Golla (SG Flensburg-Handewitt), Jannik Kohlbacher (Rhein-Neckar Löwen), Justus Fischer (TSV Hannover-Burgdorf)