O jogador da seleção portuguesa Miguel Martins foi ilibado de todas as acusações de doping e está livre para retomar a sua carreira no Aalborg Handball.
A 14 de janeiro foi suspenso na sequência de um teste antidoping positivo, mas no final de sexta-feira o resultado do teste B não revelou vestígios de substâncias proibidas. Isto significa que Miguel Martins pode voltar a treinar e a disputar jogos pelo Aalborg, afirma o clube num comunicado de imprensa.
"Claro que a exclusão foi um choque para mim, e o último mês foi incrivelmente difícil para mim e para a minha família. No entanto, estou extremamente feliz pelo facto de o teste B ter provado a minha inocência, tal como sempre defendi", afirma Martins no comunicado de imprensa: "Nunca pensei e nunca pensaria em utilizar substâncias que melhorassem o meu desempenho para obter vantagens, pelo que espero sinceramente que a causa deste erro seja investigada a fundo, para que todo o processo seja esclarecido e veja a luz do dia."
A suspensão acabou por custar a participação de Miguel Martins no recentemente realizado Campeonato do Mundo de Andebol, onde Portugal, pela primeira vez na história, atingiu as meias-finais e acabou por ficar no quarto lugar.
O Aalborg também ficou aliviado ao receber a notícia na sexta-feira à noite.
"Estamos aliviados e felizes pelo Miguel e estamos, naturalmente, muito satisfeitos por ele poder voltar a treinar e a disputar jogos com a equipa, o que é extremamente positivo tendo em conta o programa preenchido que temos para o resto da época", afirma o diretor do Aalborg, Jan Larsen, no comunicado de imprensa: "Dito isto, continua a faltar-nos uma explicação mais pormenorizada sobre a forma como a suspensão pode acontecer e sobre o facto de um jogador poder ser excluído de uma série de jogos importantes e de grandes experiências, para além de estar exposto a uma enorme pressão pessoal."
O clube continua a acreditar que a Federação Internacional de Andebol e a Agência Internacional Antidopagem vão investigar o assunto a fundo, para que erros semelhantes não aconteçam no futuro.
Miguel Martins poderá estar de volta à ação já no sábado à tarde, quando o Aalborg defrontar o Sønderjyske na Taça da Dinamarca.