Recorde as incidências da partida
Depois de terminar a fase preliminar com um pleno de vitórias, Portugal levou dois pontos importantes para a ronda principal e aproveitou para selar o apuramento logo na primeira partida.
O conjunto português, orientado por Carlos Martingo, dominou a seleção nipónica e aproveitou a vitória da Suécia (32-28) sobre a Croácia para garantir um lugar entre os dois primeiros e o consequente apuramento para os quartos de final.
Numa primeira parte dominada do início ao fim, Portugal chegou ao intervalo com a partida praticamente resolvida, uma vez que vencia por 23-13. A eficácia ofensiva (77%) contribuiu para a diferença no marcador, tal como a exibição de Diogo Rêma, que efetuou oito intervenções ainda na primeira parte.
O homem do jogo foi o português João Magalhães, com 7 golos em 7 remates.
Após esta partida, a equipa portuguesa vai discutir o primeiro lugar do grupo na próxima jornada, frente ao conjunto sueco, numa partida marcada para terça-feira, 24 de junho, às 15:15.
Portugal soma nesta sua 12.ª presença em 25 edições do Mundial de sub-21 a quinta nos oito primeiros, a terceira consecutiva, tendo como melhor resultado o terceiro lugar em 1995, na Argentina.