Mais

Andebol: Sporting vence FC Porto no Dragão e dá passo rumo ao título (32-35)

Grande jogo no Dragão Arena
Grande jogo no Dragão ArenaFC Porto
O Sporting venceu no terreno do FC Porto por 32-35 na terceira jornada da fase final do campeonato nacional de andebol e deu um passo de gigante rumo ao título, somando três pontos de vantagem sobre os azuis e brancos, a três jornadas do fim. Um apagão dos dragões nos últimos minutos permitiu aos leões fugirem no marcador, liderados por Martim Costa, que somou oito golos.

Recorde aqui as incidências do encontro

Casa cheia no Dragão Arena para um belíssimo jogo de andebol entre as duas melhores equipas portuguesas da atualidade, conforme comprova a tabela de classificação: ambas empatadas com 38 pontos nesta fase final e com ligeiro ascendente para os leões que venceram o primeiro jogo da fase regular (30-31) e o segundo terminou empatado (30-30).

Empurrados pelo público, os dragões entraram melhor, apesar dos primeiros minutos terem sido de parada e respsota e trocas na liderança do marcador. A meio do primeiro tempo, os leões passaram para a frente e até conseguiram uma vantagem de três golos, mas uma excelente recuperação nos últimos minutos da primeira parte levaram o duelo empatado 18-18 para o intervalo. 

No reatamento, os portistas passaram para a frente à boleia de Ricardo Brandão e Rui Silva, enquanto os verde e brancos respondiam com um esforço coletivo, apesar de liderados pelos irmãos Francisco e Martim Costa. A cerca de 20 minutos do fim, Daymaro Salina foi expulso por um lance com Martim, após consulta das imagens, mas Diogo Rêma segurou o livre de sete metros e travou a reação dos leões (26-24).

Esta vantagem de dois golos (28-26) poderia ser fulcral para a gestão dos últimos minutos, mas o ataque da turma de Magnus Andersson tremeu perante Andre Kristensen, permitindo a Martim Costa, Edy Silva e Edney Oliveira fazer a reviravolta (28-29). O técnico sueco a parar o jogo a cerca de 10 minutos do fim, mas de pouco serviu, já que os dragões continuaram a falhar a conversão ofensiva e o Sporting foi dilatando, num parcial de 0-5.

A cinco minutos do fim, os dragões voltaram a fazer as pazes com a baliza contrária, por Pedro Valdés, mas as recuperações rápidas e contra-golpes de Salvador Salvador resolveram a partida, numa altura em que os azuis e brancos arriscaram no ataque. Martim Costa selou o triunfo com o seu oitavo golo na partida, enquanto do outro lado brilhou Rui Silva, com 10 tentos.