Recorde as incidências da partida
Um início forte frente à República Checa e uma vitória expressiva sobre Cuba garantiram à Suécia a passagem segura à Main Round com um jogo por disputar, mas perder a luta pelo primeiro lugar do Grupo G significa que só vão levar dois pontos para a próxima fase, em vez dos quatro possíveis.
Para agravar a frustração das Blagult, começaram melhor em Estugarda, com quatro jogadoras a marcarem nos primeiros minutos e a Suécia a assumir uma vantagem de 4-1, antes do segundo golo de Linn Blohm fixar o resultado em 6-2 – a primeira de sete vantagens de quatro golos que mantiveram na primeira parte.
No entanto, a equipa de Tomas Axner não conseguiu aumentar a diferença em nenhum momento e permitiu ao Brasil reduzir para a margem mínima ao intervalo, graças a um golo de Gabriela Bitolo mesmo sobre a buzina, que fixou o resultado em 16-15 para as europeias ao fim de 30 minutos.
Como se não bastasse, a Suécia perdeu Anna Lagerquist por lesão e concedeu os dois primeiros golos da segunda parte, com Bruna de Paula a contribuir para que o Brasil assumisse a liderança pela primeira vez.
Aos 44 minutos, a jogadora do Thuringer, Giulia Guarieiro, marcou e deu às sul-americanas a sua primeira vantagem de dois golos (22-20), mas a Suécia não permitiu que se distanciassem, com as equipas a trocarem golos durante os 13 minutos seguintes, até que Jamina Roberts reduziu para a diferença mínima quando faltavam 03:11 para o fim.
No entanto, a Suécia não conseguiu operar a reviravolta nos instantes finais, com Jessica Quintino, De Paula e Guarieiro a marcarem os três últimos golos do encontro, garantindo ao Brasil uma vitória por 27-31 e o primeiro lugar do Grupo G.
Mariane Fernandes foi a melhor marcadora do Brasil, com seis golos, embora os sete de Clara Lerby tenham sido o registo mais elevado da partida.
As checas venceram Cuba no último jogo e também seguem em frente, pelo que as três seleções rumam agora a Dortmund, onde vão integrar o Grupo 4 da Main Round, enfrentando Noruega, Angola e Coreia do Sul. O primeiro jogo da Suécia será um dérbi escandinavo frente à Noruega, na quarta-feira.
