"Não o víamos muito na equipa francesa e agora tem um papel importante". Valentin Porte comentou as aventuras da sua antiga equipa nas colunas do Midi Libre de 19 de janeiro. Elogiando os méritos do seu antigo companheiro de equipa, o lateral-direito salientou que, embora Thibaut Briet jogue a nível internacional desde 2021, brilhou ainda mais desde o início do Campeonato do Mundo de 2025.
Não há como negar que Briet tem sido explosivo até agora este ano. Grande trunfo do ataque francês, o jogador nascido em Nantes tem dado cartas jogo após jogo (18 golos em 3 jogos) e parece não se cansar. Contra o Kuwait, por exemplo, ele foi o melhor marcador. E mesmo quando se trata de enfrentar um adversário maior, ele está lá. Contra a Noruega, na terça-feira, o lateral-esquerdo pode ter sido menos brilhante (apenas 3 golos), mas provou que pode sempre contar com ele.
"Quando ele está em campo, quando está em movimento, é perigoso em todo o lado, abre muitas situações. O Nantes não é o mesmo sem Briet, e o mesmo se passa com a seleção francesa. No início da competição, foi o jogador que elevou a equipa a outro nível. Na construção, no remate de longa distância, no passe, no duelo, na defesa, ele é completo e acrescenta um valor real", explica Porte.
Irregularmente convocado para a seleção francesa desde 2021, Briet nunca se firmou. Na sombra de outros laterais-esquerdos, como Elohim Prandi e Timothée N'Guessan, ele teve de subir gradualmente na hierarquia. Agora, ele está a aproveitar a oportunidade. Em grande forma, ele está levando os Bleus a grandes alturas e pode ser um dos fatores X no Campeonato Mundial. Um belo reconhecimento para um jogador
"Esta é apenas a minha terceira competição internacional", disse ele ao Le Monde no início de janeiro_ "Não fui selecionado para os dois eventos de 2024. Antes disso, o Euro-2022 foi interrompido pela Covid e lesionei-me no Campeonato do Mundo que se seguiu. Desta vez, pode ser a minha verdadeira oportunidade.
Uma época de topo
Desde que se tornou profissional com o Nantes , em 2020, Briet tem tido uma série de boas épocas com o Le H. É verdade que algumas foram mais gloriosas do que outras, mas o lateral-esquerdo sempre foi capaz de se recuperar e provar seu valor. A temporada 2024/25 não foi exceção.
É mesmo um dos principais candidatos. O Nantes é atualmente o primeiro classificado da Starligue e o segundo classificado, juntamente com o Aalborg , na fase de grupos da Liga dos Campeões (13 pontos). E Briet tem tido inifluência. "A primeira parte da época com o Nantes está a correr muito bem e, individualmente, não tenho tido problemas físicos. Acho que nunca joguei tão bem, nem no ataque nem na defesa. Por isso, sim, estou cheio de confiança".