Mais

Mundial de Andebol: Alemanha ganha reforço de peso para o duelo com Portugal

Juri Knorr é a estrela da equipa
Juri Knorr é a estrela da equipaČTK / imago sportfotodienst / Gerhard Koffler
Nestes dias de Campeonato do Mundo, tudo gira em torno de Juri Knorr. Uma das estrelas da Alemanha recuperou de lesão e pode defrontar Portugal.

Com um cachecol preto e energia renovada, Juri Knorr dirigiu-se, na manhã de segunda-feira, para os quartos de final da equipa alemã de andebol - o jogador diferenciado deu luz verde para os jogos decisivos em Oslo. "Os dias fizeram-me bem. Até agora, estou a ir muito bem. Estou pronto para os quartos de final, caso contrário não estaria aqui", disse Knorr ao SID antes de embarcar no seu lugar na fila 9 do voo EW 7198 de Hamburgo para Oslo, acrescentando: "É uma loucura".

O jogador faltou aos jogos da main round contra a Itália e a Tunísia devido a doença e foi examinado em Flensburg. O resultado foi positivo. " Fizemos outro exame de sangue ontem e os resultados estão ótimos" , disse o jogador de 24 anos que se ofereceu para ajudar uma senhora idosa a carregar uma mala pelo corredor. Pouco depois de aterrar na capital norueguesa, pôde voltar a participar no treino da tarde.

Siga o Portugal - Alemanha no Flashscore

No domingo, os companheiros de equipa já se tinham mudado para os seus novos alojamentos do Campeonato do Mundo na nevada Oslo. Cheios de energia e com a sensação de que "o torneio está realmente a começar agora", como disse o capitão Johannes Golla, tendo em vista os quartos de final contra Portugal na quarta-feira. Knorr também está cheio de entusiasmo: "Os portugueses têm uma equipa forte, mas esta é uma grande oportunidade".

Nos últimos dias, em todas as entrevistas, o central do Rhein-Neckar Löwen não passou sem uma pergunta. Só isso já reforça a sua importância na luta pela primeira medalha no Campeonato do Mundo em 18 anos. "Ele é um Juri diferente do de três anos atrás", disse o técnico Alfred Gislason nos últimos dias.

Knorr melhorou, de facto, a sua versatilidade como jogador. O homem de 1,92 metros com a sua distinta trança já não é o único animador, pensa mais frequentemente e melhor sobre o quadro geral, envolve não "apenas" os corredores do círculo, mas também os seus colegas na retaguarda e cria muito espaço através de um jogo inteligente.

Gislason com grandes elogios

"Sempre se disse que ele não fazia nada na defesa, mas agora faz muito mais", disse Gislason. Knorr beneficia do facto de a seleção nacional ter uma nova estrela a crescer no seu flanco direito, Renars Uscins. Mas também pelo facto de Luca Witzke e Nils Lichtlein serem certamente alternativas no centro. Mas não podem substituir Knorr.

Knorr é um jogador de andebol sensível, cujo jogo pode ser consideravelmente perturbado por factores de stress externos. Não é por acaso que, no verão, vai trocar os Lewuen pela Dinamarca. A transferência para o clube de topo Aalborg Handbold pretende ser um trampolim para um novo nível desportivo e, não menos importante, para fora da ribalta na Alemanha.

"Na Dinamarca, provavelmente não serei tão interessante para as massas. E acho que um pouco menos de atenção me vai fazer bem", disse Knorr ao jornal Mannheimer Morgen no outono, quando a sua muito publicitada mudança se tornou pública.

É inesquecível a sua explosão emocional no Campeonato da Europa disputado em casa, no ano passado, quando a pressão - tanto sua como do exterior - era imensa e ele descarregou toda a sua frustração em frente aos microfones dos jornalistas. Estas reacções, ao que parece, pertencem à história. Knorr fala com menos frequência, mas quando o faz, tem substância.

A sua forma preferida de brilhar é através da ação - mesmo contra Portugal? " Isso é com o Alfred", disse Knorr e sentou-se no seu lugar no avião.

Expectativas cautelosas para o recuperado Knorr

No entanto, tanto o companheiro de equipa Kastening como o treinador Chatton estão a moderar um pouco as expectativas em relação ao craque que regressa à competição: "Todos na equipa sabem as qualidades do Juri. Ele é como o cérebro do nosso jogo no ataque, que ele tem uma compreensão extremamente boa do jogo, juntamente com a qualidade individual que ele traz para a mesa", disse o lateral direito Timo Kastening: "Estamos muito felizes com o regresso dele, porque pode nos levar à vitória na quarta-feira, não importa quantos minutos sejam."