Mais

Mundial de Andebol: Chile no caminho de Portugal que lidera isolado main round

Portugal soma e segue
Portugal soma e segueStian Lysberg Solum / NTB / AFP
Portugal vai defrontar Suécia, Espanha e Chile na Ronda Principal do Mundial de andebol, em Oslo, sendo a única seleção que inicia o Grupo III com o máximo de quatro pontos, após ter terminado invicta a fase preliminar.

No fecho da primeira ronda, no Grupo F, na capital norueguesa, Suécia e Espanha empataram 29-29, na reedição do jogo da medalha de bronze do Mundial-2023, que os nórdicos venceram por 39-36, e transitam para a ‘main round’ com três pontos cada.

A Suécia, que defronta Portugal na quarta-feira, na Unity Arena, em Oslo, esteve a vencer ao intervalo, por 16-11, mas não resistiu à reação dos espanhóis, que na segunda parte anularam a diferença e empataram nos derradeiros segundos por Alex Dujshebaev.

Suécia e Espanha terminaram nas duas primeiras posições, com cinco pontos (transitando com três), enquanto o Chile alcançou, no derradeiro jogo, a última vaga do Grupo F e atinge pela primeira vez a ‘main round’, depois de vencer o Japão, por 31-26.

O Grupo III começa com Portugal a liderar por quatro pontos, seguido da Suécia e da Espanha, com três, Brasil, com dois, e Chile e Noruega, com zero. Os jogos decorrem quarta-feira, sábado e doming, e os dois primeiros qualificam-se para os quartos de final.

Portugal inicia a main round na quarta-feira com a Suécia, pelas 18:00 (17:00 em Lisboa), após o que defronta na sexta-feira a Espanha, às 15:30 (14:30), e encerra o Grupo III no domingo, frente ao Chile, pelas 15:30 (14:30).

A coanfitriã Noruega, que organiza o Mundial em parceria com a Croácia e a Dinamarca, terá o privilégio de jogar sempre às 20:30 (19:30 em Lisboa).

Na última jornada do Grupo G da fase preliminar, em Zagreb, na Croácia, a Islândia venceu a Eslovénia, por 23-18, e terminou na primeira posição, enquanto Cabo Verde derrotou Cuba, por 38-28, e resgatou a última vaga para a main round pela segunda vez consecutiva.

A Islândia terminou invicta o Grupo G, com seis pontos, seguida da Eslovénia, com quatro, Cabo Verde, com dois, e Cuba, com zero, sendo que os cubanos transitam para a Taça Presidente.

O apuramento de Cabo Verde teve dedo português, do treinador Jorge Rito, e da seleção fazem parte alguns jogadores a atuar em Portugal, como Edmilson Ribeiro (Avanca), Délcio Pina (Madeira SAD), Alexandre Pereira (Belenenses), Rafael Andrade (Vitória SC), Edmilson Gonçalves (Boa Hora) e Bruno Fernandes (Torreense).

Apesar de ter falhado os dois primeiros jogos, frente às europeias Islândia e Eslovénia, Cabo Verde, que conta ainda com o ex-capitão do Benfica Paulo Moreno, não facilitou no jogo do tudo ou nada e segue para o Grupo IV da main round, na terceira posição, embora com zero pontos.

O Grupo IV, que reúne equipas provenientes das poules G e H da primeira fase, começa sob a liderança das seleções da Islândia e do Egito, ambas com quatro pontos, seguidas pela anfitriã Croácia e pela Eslovénia, com dois, e Argentina e Cabo Verde, com zero.