Mais

Mundial de Andebol: Dinamarqueses favoritos e atentos a surpresas

Nikolaj Jacobsen fez parte da equipa dinamarquesa que perdeu com a Argélia em 1995
Nikolaj Jacobsen fez parte da equipa dinamarquesa que perdeu com a Argélia em 1995ČTK / imago sportfotodienst / Gonzales Photo/Tobias Jorgensen
Os campeões olímpicos são os grandes favoritos para o primeiro jogo do Campeonato do Mundo contra a Argélia, na terça-feira à noite. No entanto, os anfitriões dinamarqueses, que iniciarão a sua campanha perante um "Boxen" completamente lotado em Herning, têm recordações desagradáveis do confronto direto com a nação africana no Campeonato do Mundo.

Em 1995, a Dinamarca defrontou a Argélia no primeiro jogo da fase de grupos do Campeonato do Mundo, que se realizou na Islândia, e teve o pior arranque possível, perdendo por 24-25 para a nação do Norte de África.

Na altura, o atual selecionador dinamarquês, Nikolaj Jacobsen, era um dos principais elementos da equipa dinamarquesa e, apesar de Jacobsen ter marcado dez golos, a Dinamarca sofreu um golpe mortal nas suas aspirações ao Campeonato do Mundo, ao ser derrotada pelos africanos e terminar num dececionante 19.º lugar.

"É preciso ter conhecimento dos países que se defrontam e, infelizmente, não o tivemos. Fomos castigados por isso. Eles marcaram-nos com uma defesa muito agressiva de três contra três e não conseguimos resolver isso. Hoje há outras soluções, com sete contra seis, etc.", afirma Nikolaj Jacobsen.

Atualmente, os dinamarqueses, que não perdem há 28 jogos, estão muito mais bem preparados para o desafio argelino.

"É uma equipa fisicamente forte, com muitos jogadores habilidosos, especialmente os defesas, que são muito rápidos e perigosos de longe. A Argélia é, sem dúvida, uma boa equipa de andebol e não espero que passemos por ela", afirma Nikolaj Jacobsen.

A Dinamarca certamente não precisará de apoio extra da sua apaixonada claque  antes do primeiro jogo do torneio, apesar dos altos preços dos ingressos.

A Federação Dinamarquesa de Andebol tem sido criticada pelos elevados preços dos bilhetes, que variam entre as 485 coroas dinamarquesas (cerca de 65 euros) para os bilhetes mais baratos e as 1265 coroas dinamarquesas (cerca de 169 euros) para o jogo de abertura.

Mesmo assim, quase todos os bilhetes foram comprados antes do jogo contra a Argélia, o que significa que os africanos terão pela frente um mar de adeptos vestidos de vermelho e branco, numa altura em que as duas nações pretendem começar bem a sua campanha no Campeonato do Mundo.

Siga o Dinamarca - Argélia no Flashscore