Portugal tem feito grandes progressos no andebol nos últimos anos e está a realizar um grande Campeonato do Mundo. Na primeira fase, venceu todos os seus jogos, depois de derrotar os Estados Unidos, o Brasil e a Noruega.
No primeiro jogo da ronda principal, conquistou um ponto contra a Suécia, o mesmo resultado que a Espanha alcançou contra a equipa nórdica, mas desta vez com 37 pontos.
O perigo para os espanhóis vem de três homens. Um é o pivô do Barcelona, Luís Frade. Os outros dois são os irmãos Costa. Martim, o lateral esquerdo do Sporting, e Kiko Costa, lateral direito da mesma equipa.
Espanhóis dependem de si próprios
A Espanha depende de si própria e, se vencer os dois jogos que faltam, contra Portugal e Brasil, estará nos quartos de final.
Num Campeonato do Mundo, há pouco tempo para recuperar após o choque contra a Noruega, e os jogadores estão totalmente concentrados em Portugal. Depois da reviravolta contra a Suécia, aconteceu o contrário contra os anfitriões.
Apesar dos erros cometidos contra a Noruega, a base foi lançada e a Espanha está a mostrar uma boa defesa na maior parte dos minutos, Gonzalo está em boa forma na baliza e, no remate, tanto os irmãos Dujshebaev como Imanol Garciandia atingiram a velocidade de cruzeiro.
O dérbi ibérico tem o carácter de uma final, uma vez que uma derrota mandaria a Espanha para casa antes do play-off. Mas os hispânicos mostraram que nunca desistem e que têm muito a dizer neste Campeonato do Mundo.