Este jogo é muito mais importante do que parece, pois apesar de ambas as equipas estarem matematicamente na fase principal, os resultados transitam para um grupo em que apenas duas equipas passam.
Na próxima ronda esperam Portugal, Noruega e, quase de certeza, o Brasil. A imagem dada até agora tem sido notável, numa equipa com muitos jovens , em que Petar Cikusa, com apenas 19 anos, foi eleito MVP do jogo contra o Japão e Carlos Alvarez teve uma prestação notável.
O jogo contra a Suécia tem muitos assuntos pendentes. Os escandinavos derrotaram os espanhóis na fase de grupos dos Jogos de Paris por 29-26. Apesar disso, a equipa sueca, que terminou em quarto lugar no grupo, perdeu para a Dinamarca nos quartos de final, enquanto a Espanha conquistou a medalha de bronze.
Um pouco mais atrás no tempo, a Espanha perdeu na final do Campeonato da Europa da Hungria e Eslováquia, em 2022, com a Suécia pela diferença mínima (27-26), depois de a ter derrotado na fase de grupos. Quatro anos antes, em 2018, os Hispanos conquistaram o seu primeiro Campeonato da Europa ao derrotarem claramente a Suécia (29-23) no Campeonato da Europa da Croácia.