Mais

Mundial de Andebol: Portugal falha pódio, mas cai de pé com participação histórica (35-34)

Portugal fez história no Mundial
Portugal fez história no MundialJonathan NACKSTRAND / AFP

A Seleção Nacional despediu-se do Campeonato do Mundo de Andebol com uma derrota frente à poderosa França (35-34), em Baerum, na Noruega, num jogo em que lutou até à última gota de suor pela vitória. Uma exibição absolutamente gigante dos comandados de Paulo Pereira, que orgulharam todo o país.

Recorde as incidências da partida

Na Unity Arena, a seleção portuguesa chegou ao intervalo a perder por 19-17 e, apesar da boa resposta na segunda parte, não conseguiu evitar a derrota por apenas um golo de diferença, desperdiçando uma bola para a igualdade nos últimos segundos.

Apesar da derrota, a formação das quinas terminou num histórico quarto lugar.

Portugal, que é a única seleção sem títulos ou medalhas entre as quatro finalistas, cumpriu o seu nono jogo no Mundial, após ter sofrido a primeira derrota na semifinal com a tricampeã Dinamarca, após um trajeto em que ajudou a eliminar as candidatas Suécia, Espanha e Noruega, e, nos quartos, a Alemanha.

A equipa das quinas já tinha assegurado anteriormente, com o apuramento para os quartos de final, o seu melhor resultado de sempre em seis presenças em Campeonatos do Mundo (1997, 2001, 2003, 2021, 2023 e 2025), ao melhorar o 10.º lugar alcançado em 2021.

Dinamarca, que procura o quarto título consecutivo, e Croácia, campeã em 2003, em Portugal, defrontam-se na final a partir das 18:00 locais (17:00 em Lisboa), na Unity Arena, em Oslo.