Mais

Mundial de Andebol: Portugal já entrou no mapa e procura mais uma página histórica

A dupla de irmãos Francisco e Martim Costa forma a forte linha defensiva portuguesa
A dupla de irmãos Francisco e Martim Costa forma a forte linha defensiva portuguesaČTK / imago sportfotodienst / Ingrid Anderson-Jensen
Pela primeira vez na história, a Seleção Nacional qualificou-se para os quartos de final de um Campeonato do Mundo, ao vencer o Chile por 46-28. O jogo contra a Alemanha, esta quarta-feira, é um dia especial para o país, que, com dez milhões de habitantes, só é uma verdadeira potência nos desportos coletivos quando se trata de futebol.

Em 1997, Portugal participou pela primeira vez num Campeonato do Mundo e, de 2003 a 2021, esteve completamente ausente do maior palco do andebol mundial. Foi só depois de 2020 que os portugueses se colocaram lentamente no mapa mundial do andebol e, desde então, têm sido presença assídua nos principais torneios: inicialmente, atraíram as atenções com o sexto lugar na Noruega, na Áustria e na Suécia, enquanto o décimo lugar no torneio mundial de 2021, no Egito, também foi um resultado forte.

O ponto alto até à data foi a sua primeira participação nos Jogos Olímpicos de Paris, no verão passado. A forma como se qualificaram para estes Jogos poderá trazer algumas recordações à equipa alemã. Apesar de uma desvantagem aparentemente inultrapassável, pouco antes do final, a equipa deu a volta a um jogo contra a França, com um golo a dois segundos do final, e foi autorizada a ir a Paris (29-28) - os alemães conseguiram algo semelhante mais tarde, na meia-final olímpica (35-34).

Guarda-redes fortes depois de um golpe do destino

No entanto, o maior sucesso de Portugal é, de longe, o atual Campeonato do Mundo de 2025, na Croácia, Dinamarca e Suécia. Para além das vitórias contra os EUA (30-21), o Brasil (30-26), a Noruega (31-28), a Espanha (35-29) e o Chile, Portugal também conseguiu um empate contra a Suécia (37-37).

O número oito do mundo pode contar com a forte dupla de guarda-redes Diogo Marques e Gustavo Capdeville, que defendeu todos os três remates do torneio até agora. De acordo com a autoimagem da equipa, o facto de estes dois se destacarem tanto também tem a ver com alguém que já não está em campo.

O antigo guarda-redes internacional Alfredo Quintana morreu de ataque cardíaco, com apenas 32 anos, em fevereiro de 2021, enquanto treinava com o FC Porto, e a Seleção Nacional tem jogado pelo seu "AQ" desde então.

"Agora têm novamente um desempenho de guarda-redes que lhes faltou durante muito tempo após a morte", disse o selecionador alemão Alfred Gislason, elogiando o desempenho dos dois guarda-redes.

O técnico Paulo Pereira, que está no cargo desde 2016, e levou a equipa das profundezas do andebol para o topo do mundo, beneficia de uma boa estrutura etária e não deixou que a suspensão por doping de Miguel Martins, pouco antes do início do torneio, o desequilibrasse.

Jogadores consagrados como Luís Frade e Pedro Portela harmonizam-se bem com jovens talentos como Salvador Salvador e os irmãos Martim e Francisco Costa. Enquanto Martim foi eleito o melhor jogador jovem da Europa 2024, o irmão Francisco impressionou sobretudo no Campeonato do Mundo. Aos 19 anos, o melhor marcador do torneio até ao momento está nas contas de vários clubes de topo, e os sete alemães também terão de prestar especial atenção ao backcourt esta quarta-feira.

Mesmo que as vitórias anteriores da equipa alemã em Herning não tenham sido totalmente convincentes, a equipa de Alfred Gislason ainda está no bom caminho. Contrariamente às vozes bastante pessimistas após o jogo de teste contra o Brasil, antes do início do torneio (aliás, uma equipa que acompanhou a Alemanha até aos quartos de final), a equipa está a apresentar-se como uma unidade e despertou a febre do andebol na Alemanha.

No entanto, a Alemanha enfrenta agora o segundo adversário mais difícil até à data, depois da Dinamarca. Como o recuperado Juri Knorr estava pelo menos perto da sua melhor forma para a fase decisiva do jogo e os irmãos Costa, em particular, foram controlados defensivamente, a Alemanha venceu o jogo por uma margem de dois golos.

Siga o Portugal - Alemanha no Flashscore