Mais

Mundial de Andebol: Presidente da federação destaca caminhada extraordinária

Francisco Costa foi o melhor marcador da partida
Francisco Costa foi o melhor marcador da partidaFAP/Saša Pahič Szabó / kolektiff
O presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Miguel Laranjeiro, destacou esta sexta-feira a caminhada extraordinária que Portugal está a fazer no Mundial, em Oslo, após conseguir o histórico apuramento para os quartos de final.

Recorde as incidências da partida

“É um resultado histórico. Estamos na fase seguinte deste Mundial, embora ainda tenhamos outro jogo (no domingo, frente ao Chile)”, disse à agência Lusa Miguel Laranjeiro, que na quinta-feira se juntou à comitiva lusa, na capital norueguesa.

Laranjeiro considerou a vitória de hoje frente à Espanha (35-29), que confirmou a presença nos quartos de final, uma demonstração da “capacidade, resiliência, empenho, profissionalismo e a entreajuda que é preciso ter para se chegar à fase seguinte”.

“Esta seleção nacional, quer a equipa técnica quer os jogadores, tem demonstrado a seriedade com que tem trabalhado ao longo dos anos e que tem este tipo de resultado”, disse.

O presidente da FAP, que assistiu ao jogo na companhia do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, frisou que este feito constitui “uma alegria enorme não só para quem acompanha o andebol, mas também para quem acompanha o desporto no seu todo”.

“Estamos no mais alto palco do andebol internacional e Portugal está a fazer esta caminhada extraordinária. Claro que há mais caminho para fazer e é esse caminho que queremos continuar a fazer”, adiantou Miguel Laranjeiro.

Mais logo, quando se juntar à equipa no hotel, Miguel Laranjeiro vai agradecer o esforço de todos com um sincero obrigado.

“Vou dizer-lhes obrigado. Agradecer este esforço, este empenho e esta dedicação em nome da bandeira, do país que estão aqui a representar, e a qualidade que têm colocado em jogo. No fundo, um agradecimento a todo um trabalho que vem de anos, mas que se tem vindo a consolidar”, acrescentou à Lusa.

Portugal lidera o Grupo III da Ronda Principal do Mundial, com sete pontos, seguido do Brasil, com seis, tendo ambas as seleções já garantido o apuramento para os quartos de final, o que é um feito para a lusofonia do andebol.

Portugal continua sem perder, depois de ter vencido o Grupo E da primeira fase, com triunfos frente aos Estado Unidos (30-21), Brasil (30-26) e Noruega (31-28), e na main round empatado com a Suécia (37-37) e triunfado sobre a Espanha (35-29).

Leia a crónica do Flashscore