O Mundial, que conta com a terceira participação consecutiva de Portugal, decorre na Croácia, Dinamarca e Noruega, até 02 de fevereiro, e tem sido marcado pelo poderio demonstrado pelas seleções europeias, exceção feita ao Brasil.
No Grupo B, em Herning, a Dinamarca e a Itália vão decidir entre si a liderança na última jornada, e que segue com mais pontos para a fase seguinte, enquanto Tunísia e Argélia vão lutar pela terceira vaga.
A Itália, que na estreia venceu a Tunísia, por 32-25, garantiu a main round com um triunfo convincente sobre a Argélia, por 32-23, numa partida em que dominou desde o inicio e teve em Leo Prantner, com sete golos, o melhor marcador.
A detentora do titulo mundial e anfitriã Dinamarca, também campeã olímpica em Paris-2024 e prata no Euro-2024, venceu por 32-21 a Tunísia, elevando para 30 as vitórias consecutivas na prova.
Mathis Gidsel, com nove golos, que somou aos 10 alcançados frente à Argélia, foi o jogador uma vez mais em destaque na concretização, principalmente na primeira parte, que registou ao intervalo uma vantagem dinamarquesa por 17-7.
O Grupo F, em Oslo, na Noruega, que cruza na main round com o E de Portugal, a Espanha venceu por 31-22 o Chile, que até esteve em vantagem por três golos (9-6), mas que se apagou nos 15 minutos finais da primeira parte.
A Suécia também entrou a vencer na primeira ronda do grupo, na Unity Arena, ao impor-se por 39-21 ao Japão, com oito golos de Sebastian Carlsson e sete de Albin Lagergreen.
O Grupo G, em Zagreb, principiou com a Eslovénia, quarta classificada em Paris-2024, a esmagar Cuba por 41-19, e a Islândia a vencer Cabo Verde por 34-21.