Mais

Síntese do Mundial de Andebol: Portugal perto de históricos quartos de final, Noruega ainda respira

Portugal empatou 37-37 com a Suécia
Portugal empatou 37-37 com a SuéciaFederação de Andebol de Portugal
Portugal continuou esta quarta-feira a sua excelente campanha no Mundial de andebol, empatando em Oslo com a Suécia, 37-37, na Ronda Principal e ficando com um pé no histórico apuramento para os quartos de final.

A missão dos 'heróis do mar' no Grupo III ficou mais próxima depois da coanfitriã Noruega ganhar à Espanha, por 25-24, voltando a ter esperanças de apuramento, ainda que muito ténues.

Recorde o Noruega-Espanha

Em dia que avançaram os Grupos III e IV, com todas as equipas a terem agora três jogos, e dois por disputar, o torneio começa a ficar mais europeu, como seria de esperar, tendo hoje ficado pelo caminho Chile, Argentina e Cabo Verde.

No Grupo III, portugueses e suecos emularam-se em quase todo o jogo, passando ao intervalo com 18-18.

Portugal, que tem como melhor classificação o 10.º lugar, não teve medo de uma das seleções de maior historial, que nos dois últimos Mundiais fez top-4. Por outro lado, teve alguma sorte do jogo, como foi o caso do remate para golo de Jim Gottfridsson, só ligeiramente para lá do apito final e que daria a vitória aos nórdicos.

Recorde o Suécia-Portugal

Sem surpresas, o Brasil superou o Chile por 28-24, indo jogar na próxima ronda um embate que pode ser decisivo para as contas do grupo, contra a Suécia. Na outra partida, o duelo ibérico poderá ditar já o apuramento de Portugal, na sexta-feira.

Recorde o Brasil-Chile

Os heróis do mar comandam, com cinco pontos, Suécia e Brasil estão com quatro, Espanha com três e Noruega com dois, todos ainda a contar com o apuramento. A única certeza é que o Chile terá pela frente dois jogos para 'cumprir calendário'.

A Noruega escapou hoje de uma eliminação que parecia certa, já que a Espanha liderava por 22-18 a 12 minutos do fim. Depois, uma sequência de 6-0 para os nórdicos mudou por completo a tendência do jogo.

Também aqui, houve incerteza até ao último segundo, com um livre de nove metros de Alex Dujshebaev a não passar a barreira.

Quem está praticamente no top-8 do torneio é a Islândia, que em Zagreb dominou o Egito por 27-24, continuando só com vitórias, após três jogos.

Recorde o Egito-Islândia

Também para o Grupo IV, a anfitriã Croácia esmagou Cabo Verde, por 44-24, e a Eslovénia superou a Argentina, por 34-23, deixando o apuramento na mira de quatro seleções apenas.

Recorde o Cabo Verde-Croácia

Atrás dos seis pontos da Islândia, estão Croácia, Eslovénia e Egito, cada uma com quatro. Argentina e Cabo Verde estão sem pontos.

Na próxima jornada, tudo ficará mais definido, com os embates entre Egito e Eslovénia e entre Croácia e Islândia.