Mais

Síntese do Mundial de Andebol: Portugal surpreende a Noruega e o Egito esmaga a Croácia numa noite louca

Salvador Salvador diante de Sagosen
Salvador Salvador diante de SagosenAFP
Uma assistência recorde de 11 345 espectadores em Oslo não foi suficiente para impedir que Portugal conseguisse uma vitória sensacional por 31-28 contra os favoritos noruegueses na Unity Arena, no seu último jogo da fase de grupos, na noite de domingo.

"Usámos a nossa quota de erros para esta competição", disse Sander Sagosen no início do torneio, depois de a Noruega ter sofrido uma derrota por 26-29 na estreia contra o Brasil no Campeonato do Mundo. Mas as coisas pioraram para as norueguesas na noite de domingo.

Os escandinavos entraram na competição com enormes ambições, mas depois de perderem com o Brasil e agora também com Portugal, vão entrar na ronda principal com zero pontos, o que significa que a Noruega vai ter de se esforçar ao máximo para garantir um lugar nas meias-finais.

A Família Real, liderada pelo Príncipe Herdeiro Haakon e a Princesa Herdeira Mette-Marit, assistiu ao jogo e testemunhou um início instável da equipa da casa, que teve dificuldades em jogar a partir de trás, com a grande estrela Sander Sagosen longe do seu melhor, e Portugal liderava por 14-13 ao intervalo.

A Noruega regressou do intervalo mais determinada, mais clara e muito mais concentrada, com Sagosen a entrar no seu ritmo, e a equipa da casa estabeleceu uma vantagem de 19-16.

No entanto, Portugal voltou a entrar de rompante no jogo e a equipa de Paulo Pereira recuperou a liderança, por 22-21, a apenas 12 minutos do fim.

A pressão intensificada parece ter contribuído para um final de jogo agitado, em que ambas as equipas desperdiçaram oportunidades de golo e o guarda-redes português Gustavo Capdeville, que terminou o jogo com 15 defesas e uma eficácia de 41%, conseguiu levar Portugal à vitória por 31-28.

Esta não foi a única grande surpresa da noite, pois o Egito registou uma vitória sensacional por 28-24, enquanto a Hungria derrotou os Países Baixos por 36-32.

Isto significa que Portugal avança para a ronda principal com quatro pontos, a Noruega fica com zero pontos, a Hungria com três pontos e os Países Baixos com um ponto. O Egito fica com os quatro pontos, enquanto a Croácia leva dois pontos para a ronda principal.

Por outro lado, a Alemanha conseguiu uma vitória dominante sobre a República Checa (29-22), enquanto a Suíça prevaleceu num duelo de alto risco com a Polónia (30-28) por um lugar na ronda principal