Carlos Martingo, selecionador nacional, conta com vários nomes relevantes no andebol português, onde se destaca, desde logo, o guarda-redes Diogo Rêma, do FC Porto, que já conta com 29 internacionalizações pela seleção principal e esteve presente no Mundial-2025.
O FC Porto é a equipa com mais jogadores a representar o clube, com quatro, sendo que há 10 equipas nacionais presentes nesta convocatória.
"Estamos confiantes de que iremos fazer uma boa participação. Como habitualmente, vamos estabelecendo objetivos passo a passo e o primeiro passa por chegar ao Main Round com pontos", disse o selecionador, em declarações reproduzidas pelo site da Federação.
"Sabemos que a Argélia e o Canadá são adversários mais acessíveis, teoricamente, e que a Croácia irá ser um adversário mais complicado. Estamos muito contentes com os atletas que temos à nossa disposição, com bastante experiência internacional e temos a certeza que nos iremos apresentar a um bom nível", acrescentou.
Antes do Mundial, Portugal tem dois particulares agendados diante da Alemanha, nos dias 12 e 14 de junho. Depois, já na prova, a equipa portuguesa defronta a Argélia a 18 de junho, o Canadá no dia 20 e a Croácia no dia 21.
O Mundial sub-21 de andebol irá ser disputado em quatro cidades da Polónia, entre os dias 18 e 29 de junho.
A convocatória completa:
Guarda-redes: Diogo Rêma (FC Porto) e Gonçalo Morgado (Póvoa AC);
Pontas: João Magalhães (FC Porto), Diogo Campos (Dom Fuas AC), Afonso Mendes (SC Horta) e José Luís Ferreira (FC Porto);
Laterais: João Bandeira (CB Benidorm), Gabriel Cavalcanti (Benfica), Francisco Coelho (Artística de Avanca), Tomás Teixeira (Póvoa AC) e Rafael Vasconcelos (Sporting);
Pivots: António Machado (Marítimo) e Ricardo Brandão (FC Porto);
Centrais: Xavier Barbosa (Artística de Avanca), Filipe Monteiro (ABC) e Gabriel Conceição (Águas Santas).
