Mais

Andebol: Portugal arranca Mundial sub-21 confiante em boa participação

Carlos Martingo, selecionador nacional sub-21
Carlos Martingo, selecionador nacional sub-21 Federação de Andebol de Portugal
Portugal inicia na quarta-feira frente à Argélia o Campeonato do Mundo de andebol de sub-21, na Polónia, com o selecionador Carlos Martingo confiante “numa boa participação” e com o foco “na passagem à fase principal”.

Para que tal aconteça, Carlos Martingo quer vencer na quarta-feira a Argélia, na jornada inaugural do Grupo D, e na sexta-feira o Canadá, tidas, à partida, como as seleções “mais acessíveis”, defrontando no sábado a Croácia, que é “mais complicada”.

Estamos muito contentes com os atletas que temos à nossa disposição, com bastante experiência internacional e temos a certeza que nos iremos apresentar a um bom nível”, disse Carlos Martingo aos canais da Federação de Andebol de Portugal (FAP).

O selecionador referiu que observou mais de 30 jogadores para elaborar a convocatória final de 16, conseguindo um leque mais alargado do que o habitual, e entende que “estes são os que melhor podem representar Portugal neste momento”.

Portugal ultimou a preparação com dois jogos particulares com a Alemanha – detentora do título mundial -, em Verl e Bielefeld, que se saldaram por duas derrotas (37-31 e 34-32), mas que deixaram boas indicações ao treinador.

Foram dois excelentes testes que tivemos na Alemanha, enfrentámos uma excelente equipa, permitiu-nos experimentar diversos formatos defensivos e ofensivos. Todos os atletas tiveram minutos de jogo e deram uma resposta positiva”, disse.

O treinador reconheceu que “há ainda alguns detalhes para melhorar” e lamentou a lesão do pivô e capitão António Machado, “devido à sua importância dentro e fora de campo”, mas acredita que esta contrariedade será um fator motivador para o grupo.

Face ao grupo que conquistou a medalha de prata no Europeu sub-20 de 2024 estão presentes o guarda-redes Diogo Rêma, os pontas João Magalhães, Afonso Mendes e José Ferreira, o pivô Ricardo Brandão, os laterais Rafael Vasconcelos e Tomás Teixeira e os centrais Filipe Monteiro e Gabriel Conceição.

A primeira fase do Mundial será composta por oito grupos de quatro seleções que apuram os dois primeiros para a ronda principal. A ‘main round’ será constituída por quatro grupos e apura os dois primeiros para os quartos de final.

O Grupo D de Portugal cruza na ‘main round’ com o C, que integra as seleções da Suécia – que já conquistou três medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze na prova -, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos.

O Mundial decorre em quatro cidades da Polónia, entre 18 e 29 de junho.

Jogos de Portugal no Grupo D:

- Quarta-feira:

Portugal - Argélia, 10:45.

- Sexta-feira:

Canadá - Portugal, 10:45.

- Sábado:

Portugal - Croácia, 13:00.

Nota: horas em Lisboa.

- Constituição dos grupos da 1.ª fase:

Grupo A (Orlen Arena): Eslovénia, Noruega, Polónia e Uruguai.

Grupo B (Orlen Arena): Argentina, Brasil, Hungria e Áustria.

Grupo C (Arena Sosnowiec): Coreia do Sul, Suécia, Japão e Estados Unidos.

Grupo D (Aerna Sosnowiec): Portugal, Croácia, Argélia e Canadá.

Grupo E (Spodek Arena): França, Dinamarca, Marrocos e México.

Grupo F (Spodek Arena): Islândia, Macedónia do Norte, Ilhas Faroé e Roménia.

Grupo G (Hala Legionów): Sérvia, Alemanha, Tunísia e Suíça.

Grupo H (Hala Legionów): Barém, Egito, Espanha e Arábia Saudita.