Mais

Portugal "despacha" Kuwait (35-21) na estreia no Mundial de andebol de sub-21

Portugal construiu vitória robusta diante do Kuwait
Portugal construiu vitória robusta diante do KuwaitAnze Malovrh/kolektiff
A seleção portuguesa de andebol de sub-21 estreou-se esta terça-feira no Campeonato do Mundo de 2023 com uma vitória robusta sobre o Kuwait, por 35-21, em jogo da primeira jornada do Grupo C da Ronda Preliminar, disputado em Hanôver.

Recorde as incidências da partida

Resultado final da partida
Resultado final da partidaFlashscore

Portugal construiu rapidamente uma vantagem confortável, que se traduzia em sete golos de diferença ao intervalo (18-11), e nunca tirou o ‘pé do acelerador’, dobrando essa margem no fim de um encontro em que deixou boas indicações, apesar da fragilidade do adversário.

A equipa das ‘quinas’, que subiu uma vez ao pódio, em 1995, na Argentina, quando terminou em terceiro lugar, e foi quarta classificada na última edição da prova, em 2019, em Espanha, teve uma entrada em grande no torneio de 2023, cuja fase final se realiza na Alemanha e na Grécia.

Quase todos os jogadores portugueses estiveram em bom plano, com destaque para André Sousa, melhor marcador do encontro, com seis golos, e um registo estatístico de excelência, pois teve uma eficácia de 100% na finalização.

Pedro Oliveira e João Gomes, com cinco golos marcados cada (e o último, igualmente, com 100% de eficácia) também se destacaram, tal como o guarda-redes Diogo Marques, cuja boa exibição contribuiu ainda mais para o desnível elevado do marcador.

A equipa liderada pelo selecionador Carlos Martingo, que só teve um curto período de desacerto a meio da segunda parte, colocou-se em posição privilegiada para terminar em um dos dois primeiros lugares do agrupamento, que proporcionam a qualificação para a Ronda Principal.

Apesar de ter apenas menos uma participação do que Portugal, que está a disputar pela 11.ª vez o maior torneio mundial do escalão, o Kuwait (cujo melhor resultado foi o 12.º lugar, obtido em 1983 e 2007), revelou-se uma equipa muito inferior, tanto a defender como a atacar.

O Brasil e a estreante Costa Rica disputam o segundo jogo da ronda inaugural do Grupo C do Mundial de andebol de sub-21, também em Hanôver, a partir das 16:15 (hora de Lisboa). Portugal defronta os costa-riquenhos na quarta-feira (12:15) e os brasileiros na sexta-feira (19:15).