Mais

Andebol: Tudo o que precisa de saber sobre a edição 2025/26 do campeonato

Sporting é o atual bicampeão
Sporting é o atual bicampeãoSporting CP
Esta quarta-feira abre a nova edição do campeonato nacional de andebol. O campeão Sporting começa com uma sempre difícil deslocação à Madeira, numa temporada em que espera somar um tri.

Esta quarta-feira arranca a edição 2025/26 do campeonato nacional de andebol. A primeira jornada estende-se entre 3 e 17 de setembro, com o bicampeão Sporting a abrir a prova diante do Marítimo e o FC Porto a fechar a primeira ronda, numa visita ao histórico ABC.

O Flashscore ajuda-o a manter-se a par de tudo o que vai acontecer na elite do andebol nacional.

Formato

Como aconteceu nas últimas duas edições, o campeonato nacional de andebol volta a disputar-se em duas fases. Na primeira – fase regular – as 12 equipas vão defrontar-se em 22 jornadas (em casa e fora) para definir os grupos da próxima etapa: Grupo A (quatro primeiros e define o campeão), Grupo B (5.º e 8.º para o último lugar europeu) e Grupo C (9.º a 12.º para selar os dois despromovidos).

Da primeira para a segunda fase as equipas transitam com metade dos pontos alcançados na etapa regular, sendo que o arredondamento é sempre feito para cima.

As equipas da primeira divisão
As equipas da primeira divisãoFlashscore

Datas

Fase regular: 3 de setembro a 7 de março.

Favoritos

O Sporting apresenta-se como o principal favorito à conquista do tri. Os leões de Ricardo Costa venceram os últimos oito troféus nacionais consecutivos e conseguiram manter as figuras, nomeadamente os irmãos Francisco e Martim Costa. Pese embora as saídas de Pedro Portela e João Gomes, o clube reforçou-se com os espanhóis Víctor Romero e Carlos Álvarez, bem como o sueco Emil Berlin.

O FC Porto tem sido a equipa mais próxima do Sporting, mas ainda não conseguiu quebrar o domínio verde e branco. Com o conhecido Magnus Andersson no banco, os dragões já perderam a Supertaça, numa época de reconstrução com as saídas de Pedro Valdés, Fábio Magalhães e Victor Iturrizza. Timmy Petit, Linus Persson e Pol Varela são as principais caras novas.

Por último, o Benfica que procura encerrar um título que já dura desde 2008. As águias reforçaram-se no estrangeiro, com destaque para o internacional brasileiro Rangel da Rosa, mantiveram a espinha dorsal com Alexis Borges e Jota González continua no comando, numa tentativa de voltar aos títulos.

Novidades

O FC Gaia e o Arsenal da Devesa são as duas caras novas nesta edição. Os dois conjuntos subiram da Divisão de Honra e regressam ao convívio da elite.

O conjunto de Gaia esteve apenas um ano na segunda divisão, que conquistou, e com uma equipa jovem espera conseguir a manutenção que escapou em 2023/24.

Já o Arsenal regressa pela primeira vez ao topo desde uma época de 2018/19 desastrosa, que terminaram sem qualquer vitória. Com o orçamento mais pequeno do primeiro escalão, preparam-se para mais uma temporada difícil com a manutenção como objetivo.

Palmarés

FC Porto: 24 títulos

Sporting: 23 títulos

ABC: 13 títulos

Benfica: 7 títulos

Belenenses: 5 títulos.

Onde ver

A fase regular do campeonato nacional de andebol vai dividir-se por várias plataformas. Sporting TV, Benfica TV e Porto Canal vão transmitir os jogos caseiros dos respetivos clubes. ABOLA TV vai transmitir uma partida por jornada, enquanto os restantes jogos passam na Andebol TV.

Siga o Campeonato de Andebol com o Flashscore