Mais

Andebol de Praia: Sorteio atira Portugal para os tubarões nos Jogos Mundiais

Portugal já conhece adversários
Portugal já conhece adversáriosFederação Portuguesa de Andebol

Portugal vai defrontar os pesos pesados do andebol de praia no torneio masculino dos Jogos Mundiais, ditou esta segunda-feira o sorteio realizado em Basileia, na Suíça, que foi mais "leve" para a seleção feminina.

Em masculinos, Portugal vai defrontar as seleções do Brasil, Alemanha e Croácia e, em femininos, também a Croácia, Argentina e China.

Os Jogos Mundiais, um evento multidesportivo realizado de quatro em quatro anos, com o apoio do Comité Olímpico Internacional (COI), terão lugar em Chengdu, na China, de 07 a 17 de agosto, com as competições de andebol de praia a decorrerem de 07 a 12 de agosto.

Pela primeira vez na história dos Jogos Mundiais, Portugal vai estar representado nos torneios de andebol de praia, como resultado do crescimento da modalidade no panorama internacional nos últimos anos, desde logo, no último Campeonato do Mundo.

Os resultados de Portugal no último Mundial, que decorreu na China, em 2024, bronze em masculinos e 6.º lugar em femininos, garantiram às seleções uma vaga, sem precedentes, na 12.ª edição dos Jogos Mundiais, que voltam à Ásia, depois de Taiwan, em 2009.

Portugal, em masculinos, terá pela frente no Grupo A a detentora do título e bicampeã mundial Croácia, o Brasil, por três vezes medalha de ouro nos Jogos Mundiais (2009, 2013, 2017), e a Alemanha, que terminou em quarto lugar em 2005.

A Croácia venceu uma medalha em todas as últimas cinco edições: além do ouro em 2024, foi prata em 2017 e arrecadou três bronzes em 2005, 2009 e 2013.

A Alemanha, 4.ª nos Jogos Mundiais de 2005, a sua melhor classificação, é vice-campeã da Europa e volta a cruzar com Portugal depois da luta pelo bronze no último Campeonato do Mundo.

O Brasil, tricampeão dos Jogos Mundiais – entre 2009, 2013 e 2017 – e medalha de bronze na última edição, é também a seleção que mais vezes foi campeã do Mundo na história da modalidade, com cinco títulos.

No Grupo B, a vice-campeã do Mundo Dinamarca vai ter a companhia da Espanha, medalha de prata nas duas primeiras edições (2001 e 2005) e eterna 5.ª classificada em Mundiais, além da organizadora China e da estreante Tunísia.

Em femininos, o panorama para a seleção nacional é um pouco mais favorável no Grupo B, apesar de defrontar a vice-campeã do Mundo, Argentina, que foi também vice-campeã dos Jogos Mundiais em 2017 e medalha de bronze na última edição.

A Croácia, medalha de prata em 2009 e campeã da Europa em 2008, que chega aos Jogos em substituição da seleção dos Países Baixos, vai também defrontar Portugal, além da organizadora China, que teve oportunidade de escolher o Grupo B.

O Grupo A juntou a poderosa Alemanha, campeã do Mundo em título e vencedora da ultima edição, o Vietname, tricampeão asiático (AHF Women’s Asian Beach Handball Championship), a Espanha, bronze em 2017, e a Dinamarca, vice-campeã do Mundo em 2010 e 2012.

Composição dos grupos:

Masculinos:

- Grupo A

Brasil

Alemanha

Croácia

PORTUGAL

- Grupo B

Tunísia

Espanha

Dinamarca

China

Femininos:

- Grupo A

Vietname

Espanha

Alemanha

Dinamarca

- Grupo B

Croácia

PORTUGAL

Argentina

China


Menções