Andebol: Alemanha partiu em direção à Dinamarca para arrancar o Euro-2026

Alemanha prepara a estreia no Europeu
Alemanha prepara a estreia no EuropeuGORAN STANZL / PIXSELL / DPA PICTURE-ALLIANCE VIA AFP

Os jogadores de andebol da Alemanha iniciaram a sua aventura no Europeu com "uma sensação muito positiva". "Trazemos duas vitórias na bagagem e realizámos uma preparação sólida e bem-sucedida. Por isso, entramos no autocarro com um sorriso", afirmou o diretor, Benjamin Chatton, ao Serviço de Informação Desportiva (SID), esta terça-feira em Hanôver, antes de se juntar à seleção alemã na viagem de cerca de seis horas até à Dinamarca.

"Estamos contentes por finalmente começar", disse Marko Grgic ao SID. A chegada ao quartel-general da equipa em Silkeborg aconteceu na tarde de terça-feira. Ao início da noite, estava prevista uma sessão de treino para preparar o jogo inaugural contra Áustria, na quinta-feira. Os outros adversários da fase de grupos são Sérvia (sábado) e Espanha (segunda-feira).

"Vamos agora diretamente para a sala de vídeo, preparar-nos com a análise de imagens para o jogo contra a Áustria e depois seguimos para o pavilhão. Queremos também esticar um pouco as pernas depois de uma viagem longa de autocarro", disse Golla após as seis horas e meia de viagem, incluindo um pequeno engarrafamento antes do túnel do Elba em Hamburgo. "Já estamos em modo de torneio."

Apesar do grupo complicado na fase inicial, a seleção da Alemanha parte com grande confiança. "Não precisamos de nos esconder de ninguém nem de ter medo de qualquer adversário", afirmou Grgic na manhã de terça-feira. Na preparação, ficou demonstrado "que melhorámos em muitos aspetos". Chatton acrescentou: "Num Europeu, sabemos o que nos espera. Agora queremos focar-nos totalmente na fase de grupos. O próximo passo é a Áustria."

Até 600.000 euros pelo título europeu

O primeiro título europeu em dez anos seria também recompensado financeiramente para os jogadores de andebol da Alemanha. Em caso de triunfo na Dinamarca, a equipa orientada pelo selecionador Alfred Gislason poderá receber um prémio até 600.000 euros. Esta informação foi divulgada pela Federação Alemã de Andebol (DHB) esta terça-feira.

O regulamento, confirmado pela direção do DHB, foi negociado entre o diretor desportivo Ingo Meckes e o conselho de jogadores, composto pelo capitão Johannes Golla, Andreas Wolff e Julian Köster. "Tivemos boas conversas e chegámos a um resultado que reflete tanto o valor deste Europeu como o grau de dificuldade do grupo da fase inicial", explicou Meckes.

Para o primeiro título europeu desde 2016, estão previstos 575.000 euros. Se forem utilizados mais de 20 jogadores, o valor sobe para um máximo de 600.000 euros. A presença na final vale 430.000 euros, o terceiro lugar 300.000 euros. O acesso às meias-finais é premiado com 180.000 euros, e caso sejam utilizados pelo menos 19 jogadores, o montante aumenta para 190.000 euros. O quinto lugar garante à equipa 100.000 euros.

A fase de grupos também faz parte do sistema de prémios: vencer o grupo A da fase inicial é recompensado com 50.000 euros. Se a equipa vencer os três jogos, o prémio sobe para 75.000 euros.