No âmbito da preparação para o Campeonato da Europa, todas as duplas de árbitros têm de realizar treinos de preparação física obrigatórios e uma avaliação de condição física.
Este processo visa garantir que os árbitros apresentam a preparação física adequada e cumprem os padrões de desempenho exigidos pelo torneio.
Inclui o envio de duas gravações em vídeo de um chamado "Teste de Aptidão Multietapas", uma realizada oito semanas e outra quatro semanas antes do início do Campeonato.
Após a entrega das gravações por parte de Nikolov e Nachevski, a Federação Europeia de Andebol foi informada no final de dezembro de que os vídeos submetidos pelos dois árbitros poderiam ter sido alterados e não corresponderem a uma gravação fidedigna de todo o teste.
A análise detalhada revelou indícios de que existe uma forte probabilidade de os vídeos terem sido manipulados, refere a EHF.
Perante as provas existentes e para salvaguardar a integridade do Campeonato da Europa Masculino de 2026, a Federação Europeia de Andebol – após consulta interna com a direção do torneio EHF EURO 2026 – decidiu retirar a nomeação de Slave Nikolov e Gjorgji Nachevski.
