Andebol: Jota Gonzalez corta dois jogadores da convocatória da Polónia para o Euro-2026

Jota Gonzalez é o selecionador polaco
Jota Gonzalez é o selecionador polacoPaweł Bejnarowicz, Związek Piłki Ręcznej w Polsce

A partir de sexta-feira, os polacos vão disputar a primeira fase do Campeonato da Europa. O selecionador nacional de andebol, Jota Gonzalez, decidiu que dois jogadores que participam no estágio em Cetniewo não embarcarão no avião na quarta-feira.

No último dia do estágio antes do Campeonato da Europa masculino de 2026, o selecionador nacional polaco, Jota Gonzalez, decidiu selecionar 18 jogadores que viajarão para a Suécia na quarta-feira.

Os nossos representantes iniciaram os preparativos para a participação no EHF EURO 2026 a 2 de janeiro, em Cetniewo. Nessa altura, os "White-Red" treinaram com uma equipa de 20 jogadores, mas sabia-se desde o início que o selecionador Jota Gonzalez levaria 18 jogadores para o torneio.

"Decidi que, de entre os presentes em Cetniewo, Marcel Jastrzębski e Sebastian Kaczor não irão ao campeonato", transmite o espanhol.

Convocados da seleção nacional polaca de andebol para o EHF EURO 2026
Convocados da seleção nacional polaca de andebol para o EHF EURO 2026Związek Piłki Ręcznej w Polsce

Durante quase duas semanas de sessões de treino conjuntas, os membros da equipa nacional tiveram sessões de treino variadas: tático-técnico, análise de vídeo ou aulas de ginástica. Os polacos também jogaram um jogo amigável não oficial contra a Sérvia, que terminou com uma vitória de 33-32 e um empate de 32-32.

Com base nos jogos de controlo e na atitude nos treinos, o selecionador escolheu a equipa que vai participar no campeonato.

"Foi uma decisão muito difícil. Pensei durante muito tempo sobre com quem não iria contar durante o torneio. No final, decidi que seriam Marcel Jastrzębski e Sebastian Kaczor. Para ser sincero, não existe uma razão clara por detrás desta decisão. Fui guiado pela minha intuição. Ambos os jogadores treinaram muito bem nos últimos tempos, mas é o papel do selecionador tomar uma decisão no final. Considerei que, nesta altura, os restantes dezoito poderiam dar um pouco mais à equipa. Quero também dizer que a minha escolha não significa que não contarei com estes jogadores no futuro. São ambos jovens jogadores que são, sem dúvida, o futuro da seleção polaca", afirma Jota Gonzalez.

Os polacos partem para a Suécia na quarta-feira, 14 de janeiro. O Campeonato da Europa terá lugar de 15 de janeiro a 1 de fevereiro. A seleção polaca está inserida no Grupo F, juntamente com a Hungria, a Islândia e a Itália.

Os jogos realizar-se-ão a 16 de janeiro contra a Hungria, a 18 de janeiro contra a Islândia e a 20 de janeiro contra a Itália em Kristianstad.