Andebol: Portugal empata com Egito (31-31) na preparação para o Euro-2026

Portugal empatou com a seleção africana
Portugal empatou com a seleção africanaFPA

A seleção portuguesa de andebol empatou com o Egito (31-31), no primeiro jogo de preparação para o Campeonato da Europa de andebol de 2026, em que foi superior, mas deixou fugir a vantagem nos instantes finais.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Na Arena de Navarra, em Pamplona, as duas seleções voltaram a medir forças entre si, depois de se terem defrontado por duas vezes no Torneio Internacional Terras do Demo, em 30 de outubro e 01 de novembro de 2025, com os egípcios a vencerem o primeiro duelo (32-28) e os lusos o segundo (30-27).

Esta quinta-feira, os primeiros minutos foram pautados pelo equilíbrio, ainda que com um ligeiro ascendente para a seleção portuguesa, que comandou o marcador com curtas vantagens de um e dois golos.

Portugal soube aproveitar bem o desacerto ofensivo dos africanos e apresentou-se muito eficaz frente ao guarda-redes do Sporting Mohamed Aly, incapaz de parar os disparos dos heróis do mar, nomeadamente os da mão esquerda de Francisco Costa, o melhor jogador da partida.

Gustavo Capdeville, o muito provável titular no Europeu face à ausência do lesionado Diogo Rêma, esteve em grande plano entre os postes lusos, ao defender um livre de sete metros, além de outras boas manchas importantes para ajudar a equipa de Paulo Jorge Pereira a colocar-se a vencer por 12-8, com a maior vantagem a chegar pouco antes do intervalo (16-11).

Após o regresso dos balneários, a toada manteve-se, com o Egito a correr atrás do resultado e à espera de uma quebra de ritmo e de rendimento dos portugueses.

Se Capdeville disse presente por várias vezes nos primeiros 30 minutos, Diogo Valério, que se prepara para cumprir a primeira fase final por Portugal, também mostrou serviço ao defender um livre de sete metros, num segundo tempo em que os lusos não foram tão determinados como no primeiro, o que acabou por ter consequências.

Portugal acabaria por ceder nos instantes finais, nomeadamente no capítulo defensivo, e os africanos foram galgando no resultado até chegar ao empate com que terminou o desafio.

Na sexta-feira, os lusos defrontam o Irão, novamente em Pamplona, no segundo jogo de preparação inserido no Torneio Internacional de Espanha, com início às 17:15 locais 16:15 (horas em Lisboa).

O último desafio deste torneio em Espanha será contra uma das formações que compõem o outro Grupo: Espanha, Tunísia e Eslováquia.

Portugal, que conta como melhor resultado no Europeu o sexto lugar alcançado em 2020, estreia-se no Euro-2026 diante da Roménia, em 16 de janeiro, seguindo-se o confronto com a Macedónia do Norte, dois dias depois, e a Dinamarca, anfitriã e tetracampeã campeã mundial, no dia 18, com todos os jogos a serem disputados na cidade dinamarquesa de Herning.