“Dos três treinos que tivemos, conseguimos incluir algum detalhe ofensivo, mas o nosso modelo de jogo vai andar outra vez em torno do que fazemos bem. Depois, temos uma ou outra coisa que podemos melhorar, portanto estou muito satisfeito com o que aconteceu até agora”, transmitiu Paulo Jorge Pereira, citado pelos meios de comunicação da Federação de Andebol de Portugal (FAP).
No dia em que terminou o estágio de preparação, em Rio Maior, com vista à nona participação em fases finais de Europeus - a quarta seguida, contando como melhor resultado o sexto lugar alcançado em 2020 -, Portugal ruma agora a Espanha para participar no Torneio Internacional daquele país, naquela que será a última etapa de trabalhos antes de a comitiva viajar para Herning, na Dinamarca, um dos países organizadores da fase final de 2026.
“Nós precisamos de jogar, convém que a exigência não seja extrema, mas também não pode ser muito fácil, portanto, é mais ou menos o que vamos encontrar no Torneio Internacional de Espanha, que, para nós, é ótimo para preparar a competição principal, o Europeu”, previu.
Os guarda-redes Pedro Tonicher e Diogo Valério, os laterais Gabriel Cavalcanti e Miguel Neves, o central Filipe Monteiro e o ponta direito José Luís Ferreira são os seis jogadores que vão estrear-se em fases finais por Portugal, com o selecionador a lamentar a falta de tempo para preparar melhor estes atletas menos experientes.
“Temos seis caras novas neste grupo, que, pela primeira vez, podem disputar um Europeu sénior, por isso tudo isto leva a que eu gostasse de ter um pouco mais de tempo, mas, ao mesmo tempo, a base continua aqui. Temos o mesmo modelo de jogo e temos jogadores muito inteligentes que conseguem rapidamente apanhar o que é necessário fazer. Por isso, acho que vai correr bem”, declarou.
O lateral João Gomes, que atua nos alemães do VfL Gummersbach, falou dos dois jogos-treino com o Bahrain inseridos no estágio, que serviram para “testar os limites do grupo e ver o que funciona”.
“Como são jogos de preparação, podemos experimentar mais para depois trabalhar em competição o que correu bem. Acho que o Torneio Internacional de Espanha vai servir para isso. Vamos ter oportunidade de estar um patamar acima, vamos enfrentar seleções de alto nível, o que permite ver como estamos e o que podemos melhorar”, perspetivou o canhoto, que vai participar pela primeira vez na fase final de um Europeu de seniores masculinos, depois de ter estado no Mundial2025.
Os lusos defrontam na quinta-feira o Egito e na sexta-feira medem forças com o Irão, em Pamplona, Espanha, ambos inseridos no Torneio Internacional de Espanha e com início às 16:15 (horas em Lisboa).
O último desafio do torneio de preparação será contra uma das formações que compõem o outro grupo: Espanha, Tunísia e Eslováquia.
Portugal, que conta como melhor resultado no Europeu o sexto lugar alcançado em 2020, estreia-se no Euro2026 diante da Roménia, em 16 de janeiro, seguindo-se o confronto com a Macedónia do Norte, dois dias depois, e a Dinamarca, anfitriã e tetracampeã campeã mundial, no dia 18, com todos os jogos a serem disputados
