Europeu de andebol: Alemanha preparou Portugal com... uma noite de convívio

Alemanha vai defrontar Portugal
Alemanha vai defrontar PortugalSINA SCHULDT / DPA PICTURE-ALLIANCE VIA AFP

Os jogadores da Alemanha prepararam-se para o seu "grupo da morte" com uma noite de convívio. No entanto, nem mesmo a comida deliciosa num ambiente chique conseguiu satisfazer o seu apetite voraz para a ronda principal que se aproxima. O guarda-redes Andreas Wolff e os seus companheiros de equipa estão ansiosos por iniciar a ronda principal na quinta-feira contra os seus adversários do Campeonato do Mundo, Portugal, e estão determinados a vingar-se.

Siga o Alemanha - Portugal no Flashscore

Quatro duros testes esperam agora a equipa alemã na luta pelas meias-finais do Campeonato da Europa - e o primeiro é difícil. Porque no "clássico de Hitchcock" da hora do café, esperam-os nada mais nada menos do que os recém-coroados campeões olímpicos.

Todos no campo alemão esperavam que os grandes favoritos ao ouro e a anfitriã Dinamarca fossem os seus primeiros adversários. Mas Portugal, que derrotou a Alemanha nos quartos de final do Campeonato do Mundo do ano passado, no prolongamento (30:31), deu um verdadeiro golpe no Campeonato da Europa na noite de terça-feira, e infligiu a primeira derrota em casa em doze anos ao conjunto de estrelas liderado pelo jogador mundial de andebol Mathias Gidsel no templo do andebol em Herning.

Os portugueses festejaram o triunfo por 31-29, cantando e dançando até altas horas da noite.

"Um desempenho impressionante dos portugueses, que parecem querer realçar mais uma vez a sua qualidade do ano passado. É certamente um resultado surpreendente para todos os envolvidos", afirmou o chefe de equipa da Alemanha, Benjamin Chatton, avaliando o desempenho da equipa quarta classificada no Campeonato do Mundo.

O grupo alemão da ronda principal com Portugal, Noruega, Dinamarca, França e Espanha não foi apenas "provavelmente a ronda principal mais difícil desde há muitos anos", mas também um"grupo de morte absoluta". Promete clássicos de Hitchcock de dois em dois dias".

Depois do confronto com Portugal, a equipa da Alemanha vai defrontar a Noruega no sábado (19:30), a Dinamarca na segunda-feira (19:00) e a atual campeã França na quarta-feira (17:00).

"Estamos ansiosos pela ronda principal", declarou o goleador da Alemanha, Renars Uscins, cheio de expetativa por "adversários realmente fantásticos". A partir de agora, serão "quatro jogos a todo vapor". Apenas as duas melhores equipas passarão às meias-finais. Tal como Portugal e França, a Alemanha começa com 2:0 pontos. A Noruega, a Dinamarca e a Espanha não têm pontos na fase preliminar.

Contra a Dinamarca, os portugueses impressionaram com a sua defesa sólida - e nem sequer pensam em baixar o ritmo. Portugal está determinado a tirar partido da sua sensacional vitória contra os escandinavos na ronda principal e a ser novamente o desmancha-prazeres.

"O torneio começa agora a sério", disse Martim Costa com os olhos brilhantes: "Cada jogo será uma final para nós. Queremos terminar pelo menos em quinto ou sexto lugar e fazer o melhor torneio da nossa história. Temos de sonhar alto - se chegarmos às meias-finais, isso seria fantástico."

Recordações mistas para os portugueses

Os portugueses, liderados pelos fortes irmãos Francisco e Martim Costa, estão a agitar o mundo do andebol com o seu jogo de alta velocidade. O quarto lugar no Campeonato do Mundo é agora seguido pelo Campeonato da Europa. O pensador e líder é Kiko Costa, de 20 anos, que lidera a lista de marcadores do Campeonato Europeu após a fase preliminar, com 29 golos. O seu irmão Martim (23) tem 18 golos.

No entanto, também é verdade que os portugueses só conseguiram um feliz empate a 29-29 contra a Macedónia do Norte na fase preliminar. Não é por acaso que os portugueses têm um grande respeito pela Alemanha.

"Se pensarmos no ano passado, temos boas recordações, mas se pensarmos nos últimos dez anos, nem por isso", afirmou Salvador Salvador.