Europeu de Andebol: Dinamarca bate Macedónia e junta-se a Portugal no topo do Grupo B (36-24)

Rasmus Lauge em destaque ao serviço da seleção dinamarquesa
Rasmus Lauge em destaque ao serviço da seleção dinamarquesaBO AMSTRUP / Ritzau Scanpix / Ritzau Scanpix via AFP / Profimedia

A coanfitriã Dinamarca venceu esta sexta-feira a Macedónia do Norte, por 36-24, em Herning, juntando-se a Portugal no topo do Grupo B do Europeu de andebol, na jornada inaugural da fase preliminar.

Recorde as incidências da partida

Horas depois do triunfo luso sobre a Roménia (40-34), os escandinavos, vice-campeões continentais, tetracampeões mundiais e campeões olímpicos, dominaram os balcânicos, que já perdiam por cinco golos ao intervalo.

Simon Pytlick destacou-se pela Dinamarca, com nove remates certeiros, sendo eleito o melhor jogador da partida, na qual o compatriota Mathias Gidsel anotou oito tentos e Martin Serafimov sobressaiu na Macedónia do Norte, com seis.

Dinamarca e Portugal estão nos dois primeiros lugares do Grupo B, únicos de acesso à fase seguinte, ambos com dois pontos, enquanto a Roménia, terceira classificada, e a Macedónia do Norte, quarta e última, ainda não pontuaram.

No domingo, nórdicos e lusos podem garantir a qualificação para a ronda principal, caso vençam os romenos e os macedónios, respetivamente, na segunda de três jornadas, que são disputadas em exclusivo em Herning.

Se a Dinamarca foi campeã continental em 2008 e 2012, num total de oito pódios, Portugal está pela nona vez, e quarta consecutiva, em fases finais de Europeus e tem como melhor resultado o sexto lugar atingido em 2020.

A 17.ª edição do Campeonato da Europa começou na quinta-feira e decorre até 01 de fevereiro, sob coorganização de Dinamarca, Noruega e Suécia.

Outros resultados:

Ilhas Faroé 28-28 Suíça

Hungria 29-21 Polónia