Acompanhe as incidências da partida
Depois do surpreendente empate contra a Macedónia do Norte (29-29), no domingo, os heróis do mar complicaram as contas do apuramento para a main round, pois, estando a um empate do apuramento, vão ter pela frente a anfitriã e melhor seleção da atualidade, a partir das 19:30 (horas em Lisboa), em Herning.
Num agrupamento em que seguem em frente os dois primeiros, a equipa comandada por Paulo Jorge Pereira soma três pontos, no segundo lugar, e tem um saldo positivo de seis golos (69-63), enquanto a Macedónia do Norte é terceira, com um, e um saldo negativo de 12 (53-65).
Portugal tem a vantagem de defrontar os nórdicos já a saber do desfecho do jogo Macedónia do Norte-Roménia, que dará apuramento luso para a main round se os macedónios não vencerem.
Uma vitória com pouco golos de diferença do país dos Balcãs também pode ser favorável para os lusos, que, com 18 golos de vantagem sobre a Macedónia do Norte, só precisariam de não ser dizimados pelos dinamarqueses.
A já qualificada Dinamarca lidera o Grupo B, com quatro pontos, mas precisa de ganhar a Portugal para rumar à fase seguinte com o máximo de pontos, enquanto a Roménia, quarta, sem pontos, esta já eliminada.
A participar pela nona vez na fase final de um Europeu, e quarta seguida, Portugal tem como melhor resultado o sexto lugar conseguido em 2020.
A fase final da 17.ª edição do Campeonato da Europa de andebol decorre na Dinamarca (Herning), na Noruega (Oslo) e na Suécia (Kristianstad e Malmö), até 01 de fevereiro.
