Recorde as incidências da partida
Apenas o vencedor deste primeiro duelo em Herning podia realmente manter-se na corrida pelas meias-finais, o que tornava o desafio enorme para ambas as equipas.
A Noruega entrou no último minuto de jogo com a posse de bola e o marcador em 34-34. Tobias Grondahl marcou a 32 segundos do fim, mas enquanto Vetle Eck Aga cumpria uma suspensão, a baliza norueguesa estava deserta. Aleix Gómez aproveitou a oportunidade e lançou-se ao ataque, mas os noruegueses perseguiram-no com determinação e conseguiram obrigá-lo a rematar ao lado.
A Espanha manteve, ainda assim, a posse de bola. Após análise no ecrã, Martin Hovde foi sancionado com uma suspensão, deixando apenas cinco noruegueses para defender o último ataque espanhol. Ian Barrufet tentou um passe de uma ala para a outra, e Gómez juntamente com August Pedersen saltaram ao mesmo tempo para disputar a bola, com Pedersen a desviá-la.
Ambos os jogadores caíram na área de penalidade, mas os árbitros consideraram tratar-se de uma defesa exterior, permitindo à Noruega vencer 35-34 e somar dois pontos.
Este desfecho emocionante encerrou um encontro de duas fases distintas, com uma primeira parte muito dinâmica e uma segunda centrada na defesa.
Esta é a segunda vitória consecutiva da Noruega frente à Espanha nas fases finais do Europeu.
