Mais

Andebol: Federação Alemã iguala pagamentos às seleções masculina e feminina

Xenia Smits é a jogadora alemã de andebol do ano 2024
Xenia Smits é a jogadora alemã de andebol do ano 2024ČTK / DPA / Marco Wolf
No ano em que se realiza o Campeonato do Mundo em casa, a Federação Alemã de Andebol igualou, pela primeira vez, as ajudas de custo diárias das equipas nacionais masculina e feminina. "A equiparação das ajudas de custo era um passo que já tardava. Estou satisfeito por termos finalmente dado este passo no ano do Campeonato do Mundo em casa", afirmou o Presidente da DHB, Andreas Michelmann.

As ajudas de custo continuam a basear-se no número de jogos internacionais. A partir do 26.º jogo, serão 65 euros por dia e, a partir do 61.º jogo internacional, 130 euros. A taxa máxima de 260 euros aplica-se a partir do 181º jogo com a camisola da Alemanha.

As mulheres vão beneficiar do novo regulamento pela primeira vez no estágio a partir de 3 de março em Trier, com a equipa do selecionador nacional Markus Gaugisch a iniciar o ano do Campeonato do Mundo com um duplo jogo contra a França (6 e 8 de março).

A jogadora nacional Xenia Smits vê o novo regulamento, que está"planeado a longo prazo" para além de 2025 e foi decidido pelo Comité Executivo da DHB no ano passado, como"uma apreciação pelo mesmo empenho". Muito mais importante do que o montante é o poder simbólico, porque o desporto é valioso - independentemente de as mulheres ou os homens", afirmou a Jogadora do Ano de 2024.

A Taça do Mundo Feminina terá lugar de 26 de novembro a 14 de dezembro na Alemanha e nos Países Baixos. As sedes alemãs para a fase preliminar são Estugarda e Trier, bem como Dortmund para a fase principal e os quartos de final. Nos Países Baixos, 's-Hertogenbosch e Roterdão acolherão o Campeonato do Mundo.