Mais

Andebol: Joan Cañellas, central espanhol de 38 anos, anunciou retirada

Joan Cañellas com a seleção espanhola
Joan Cañellas com a seleção espanholaMICHAEL CAMPANELLA / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O lendário defesa-central espanhol Joan Cañellas, de 38 anos, disputou o seu último jogo como jogador de andebol num dérbi entre a equipa da sua cidade natal, Palautordera, e Sant Esteve, que terminou com a vitória da primeira.

Joan Cañellas (38 anos), que não participou nos Jogos de Paris-2024 devido a uma lesão, pôde despedir-se do desporto com a família e os amigos num ambiente festivo.

"Muitas pessoas que me viram quando eu tinha sete ou oito anos a jogar no pavilhão ou mesmo mais novos a correr pela aldeia vieram ver-me", assegurou à TVE.

Ao longo da sua carreira, desde que deixou Palautordera, jogou no Granollers, Barcelona, Ciudad Real, Atlético de Madrid, Hamburgo, Kiel, Vardar, Pick Szeged e Kadetten Schaffhausen.

Nove medalhas com a Espanha

Mas se Joan Cañellas entrou para a história por alguma coisa, foi pela sua carreira na seleção nacional.

"Na nossa geração nasceu a marca Hispanos e, para além do nome, transmitimos esse espírito", lembrou.

Conquistou nove medalhas com a Espanha. Três ouros (Campeonato do Mundo de 2013, Campeonato da Europa de 2018 e Campeonato da Europa de 2020), duas pratas (Campeonato da Europa de 2016 e Campeonato da Europa de 2022) e quatro bronzes (Campeonato do Mundo de 2011, Campeonato da Europa de 2014, Campeonato da Europa de 2021 e Campeonato da Europa de 2023).