Feminino: Portugal favorito a voltar à Liga A e estar nos play-offs do Europeu

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Feminino: Portugal favorito a voltar à Liga A e estar nos play-offs do Europeu

Portugal conheceu adversários para a próxima edição da Liga das Nações
Portugal conheceu adversários para a próxima edição da Liga das Nações FPF
Portugal defronta as menos cotadas Bósnia-Herzegovina, Irlanda do Norte e Malta na corrida ao Europeu feminino de 2025 e é, mais do que candidato aos play-offs, favorito a vencer o Grupo B3 e a regressar à Liga A.

Como cabeça de série da segunda divisão europeia, a Liga B, a formação das quinas, 21.ª colocada do ranking mundial, já sabia que nunca poderia ter pela frente seleções mais cotadas no ranking, mas, entre outras, desviou-se no sorteio da qualificação da sempre complicada Sérvia, 36.ª da tabela.

Pela frente, Portugal vai ter a 46.ª seleção da hierarquia mundial (Irlanda do Norte), a 64.ª (Bósnia-Herzegovina) e a 86.ª (Malta), num agrupamento, por ser da Liga B, que não apura qualquer formação diretamente para o Europeu de 2025.

A seleção das quinas só precisa de ficar num dos três primeiros lugares para seguir para os play-offs, mas só a vitória no agrupamento lhe permite voltar à Liga A, da qual caiu ao ser quarta do Grupo A2 da Liga das Nações 2023/24.

O triunfo no Grupo B3 devolve Portugal à divisão principal da Liga das Nações 2025/26 e permite ter posição de cabeça de série no sorteio da primeira ronda dos play-offs de acesso ao Europeu de 2025, marcado para 19 de julho.

Nessa primeira eliminatória, com jogos em 23 e 29 de outubro, as seleções da Liga B apuradas – as três primeiras de cada um dos quatro agrupamentos – defrontam-se, sendo cabeças de série as seis que tiverem os melhores registos.

O sorteio da fase de grupos

As seis formações vencedoras rumam depois à segunda ronda dos play-offs, na qual se juntam às oito vencedoras dos embates da primeira ronda entre as terceiras e quartas classificadas da Liga A e as vencedoras dos cinco grupos e as três melhores segundas da Liga C.

No total, serão sete confrontos a duas mãos – escalonados a partir do ranking das equipas na fase de grupos -, em 27 de novembro e 03 de dezembro.

As sete seleções que saírem vencedoras juntam-se na fase final (02 a 27 de julho de 2025) à anfitriã Suíça e às duas primeiras classificadas dos quatro grupos da Liga A, que se qualificam diretamente sem precisarem de disputar os play-offs.

Na Liga A, o Grupo A1 será composto por Países Baixos, Itália, Noruega e Finlândia, o A2 por Espanha, campeã mundial em título e vencedora da Liga das Nações 2023/24, Dinamarca, Bélgica e República Checa, o A3 por França, Inglaterra, Suécia e República da Irlanda e o A4 por Alemanha, Áustria, Islândia e Polónia.

Quanto à Liga B, o Grupo B1 tem Suíça, que só está a disputar o acesso à Liga das Nações 2025/26, Hungria, Turquia e Azerbaijão, o B2 comporta Escócia, Sérvia, Eslováquia e Israel e o B4 é composto por País de Gales, Croácia, Ucrânia e Kosovo.

A Liga 3 tem cinco grupos, que são encabeçados por Bielorrússia, Eslovénia, Grécia, Roménia e Albânia.