Mais

Andebol: Aalborg surpreende o campeão Magdeburgo (26-28) e está na final da Champions

O Aalborg não conseguiu vencer o Magdeburgo
O Aalborg não conseguiu vencer o MagdeburgoAFP
A Final Four da Liga dos Campeões de andebol teve início no sábado, em Colónia. O primeiro embate colocou frente a frente o Magdeburgo e o Aalborg. As duas equipas lutaram durante toda a hora, mas nos últimos minutos os dinamarqueses conseguiram uma decisiva vantagem de dois golos que não mais largaram.

Magdeburgo 26-28 Aalborg

Era a oportunidade de Mikkel Hansen ganhar mais uma final europeia com o seu clube. Contra o atual campeão, o Aalborg fez um jogo sólido e intenso. No entanto, a qualificação ficou para o último minuto, graças a um grande golo de Max Hoxer (26-28).

O ídolo dinamarquês começou no banco. Mas a sua equipa teve um excelente início de jogo, com Hoxer a registar quatro golos aos 20 minutos. Os alemães, que começaram a jogar de forma desequilibrada, foram imediatamente pressionados, mas mantiveram-se resistentes. Por isso, o marcador foi apertado nos primeiros 10 minutos (5-5).

Hansen fez a sua aparição para um lançamento de 7 metros (10 minutos), sob os aplausos do público. No entanto, a sua entrada foi um fracasso, e o Magdeburgo continuou a tentar controlar o Aalborg de forma clínica (3 em 4 ataques convertidos). Mas a tarefa era difícil, já que a defesa dinamarquesa era um problema para a equipa da casa. Assim, o marcador permaneceu empatado (9-9 com 20 minutos).

As duas equipas continuaram a disputar golos e começaram a cansar-se. O Aalborg soube aproveitar a forma do adversário para ganhar uma vantagem de 1 ponto, mas sem arrancar. Assim, no primeiro jogo da Final Four, os andebolistas regressaram aos balneários em igualdade de circunstâncias (11-11).

O jogo recomeçou com uma grande batalha tática. O Magdeburgo parecia mais dinâmico, mas o Aalborg não tardou a entrar no jogo, graças sobretudo ao seu guarda-redes (Josip Posavec) e às suas duas grandes defesas. As coisas ficaram fora de controlo até que as duas equipas voltaram a defender com força. O resultado ficou então empatado (17-17, 40 minuutos).

O Magdeburgo perdeu o seu capitão, Christian O'Sullivan, que cometeu uma falta grave sobre Thomas Arnoldsen (42'). O Aalborg acabou por ganhar uma ligeira vantagem (19-20, 47'). Mas os alemães também não tinham dito a última palavra e voltaram a entrar no jogo (21-21, 50').

Os últimos minutos desta meia-final foram marcados por uma sucessão de golos de ambas os lados. Ainda em jogo, as duas equipas deram tudo por tudo para chegar a uma vantagem significativa. No entanto, Hoxer conseguiu fazer um decisivo segundo golo de vantagem aos 59 minutos (8 golos no total). Os seus companheiros de equipa mantiveram a vantagem nos últimos 60 segundos para eliminar o campeão.