Mais

Andebol: Aymeric Minne, a luz ao fundo do túnel para os centrais do Nantes

Aymeric Minne contra o Szeged esta época
Aymeric Minne contra o Szeged esta épocaJULIEN KAMMERER/Julien Kammerer/DPPI via AFP
Regressado a 11 de abril, após uma longa paragem de seis semanas, Aymeric Minne volta a trazer qualidade à posição de central no Nantes. Um verdadeiro alívio para um clube que sofreu com uma série de lesões nesta posição crucial.

Siga as incidências da partida

Com 4 remates convertidos em 7 tentativas, cinco assistências e um livre de sete metros conquistado, Minne protagonizou um regresso em grande à competição na segunda parte do jogo contra o Limoges, no dia 11 de abril. Depois de uma paragem forçada devido à rotura de um feixe do ligamento do joelho esquerdo, sofrida frente ao Chartres, o influente central do Nantes começa agora a reencontrar a sua melhor forma nesta reta final da época. Uma excelente notícia para o clube francês, que tem enfrentado uma verdadeira razia neste setor.

De volta à competição

O Nantes ainda tem seis jornadas do campeonato por disputar, além de um quarto de final da Liga dos Campeões pela frente. Nessa corrida ao título nacional e europeu, a presença de Minne pode ser decisiva. Peça fulcral no esquema dos Violets, o jogador tem capacidade para alterar o rumo de uma partida graças ao seu dinamismo e eficácia.

Desde que voltou em meados de abril, teve duas semanas para recuperar plenamente o ritmo competitivo. No passado fim de semana, frente ao Nîmes, voltou a brilhar com mais quatro golos (em oito tentativas), mantendo a sua caminhada rumo a novos patamares.

E que melhor ocasião para se afirmar totalmente nesta fase final da época do que um quarto de final europeu? O central francês pode assumir um papel fundamental na eliminatória, impondo o seu estilo e liderando o ritmo do jogo diante do Sporting.

Uma época impressionante com o Nantes

Apesar de ter estado em destaque tanto no clube como na seleção ao longo da época, Minne viu a sua progressão ser interrompida a 1 de março. Por isso, não pôde participar nos oitavos de final da Liga dos Campeões frente ao Plock, nem ajudar a equipa na luta contra o PSG pela liderança do campeonato francês.

Para além do seu nível de jogo excecional, o jogador tem demonstrado uma consistência assinalável – algo que agora tenta recuperar nesta reta final de abril. Mas, com o apoio dos seus colegas e beneficiando de uma posição onde a concorrência é atualmente inexistente, parece apenas uma questão de tempo até voltar à melhor forma.

Nas suas últimas participações na Liga dos Campeões, Minne marcou cinco golos frente ao Szeged (na 12.ª jornada da fase de grupos) e repetiu a dose frente ao Kielce (13.ª jornada). Tudo indica que estará igualmente em grande forma para procurar castigar o Sporting da mesma maneira.

Andebol: Sporting procura mais um pedaço de história em solo impenetrável