Mais

Andebol: Nicolej Krickau é o novo treinador de um Füchse Berlim em situação caótica

Nicolej Krickau vai assumir o cargo de treinador do Füchse Berlim
Nicolej Krickau vai assumir o cargo de treinador do Füchse BerlimČTK / imago sportfotodienst / Eibner-Pressefoto/Marcel von Fehrn
O Füchse Berlin, campeão alemão de andebol, vai proceder a uma mudança imediata no cargo de treinador e de diretor desportivo. O técnico campeão Jaron Siewert foi demitido das suas funções com efeitos imediatos. O dinamarquês Nicolej Krickau assume o cargo de treinador e diretor desportivo.

"Após os acontecimentos dos últimos dias, sentimos que era necessária uma mudança fundamental. O facto de nos separarmos de Jaron ao fim de 48 horas turbulentas é a decisão mais difícil dos meus 20 anos com os Foxes", afirmou Hanning. Krickau já estará à margem do grande jogo de sábado contra o Magdeburgo, vencedor da Liga dos Campeões.

O dinamarquês Krickau, que até há pouco tempo trabalhava para o Flensburg-Handewitt, assinou um contrato de três anos. Paul Drux, veterano do clube, também assumiu um novo cargo na capital: O antigo jogador internacional alemão, que teve de terminar a sua carreira na época anterior devido a uma lesão, irá atuar como "elo de ligação entre a equipa, o treinador e a Direção" a partir da próxima época.

Siewert, de 31 anos, tornou-se na época anterior o mais jovem a ganhar a Bundesliga de andebol. Tal como Kretzschmar, estava no comando dos berlinenses desde 2020 e conduziu a equipa de Mathias Gidsel à final da Liga dos Campeões antes de vencer o campeonato nacional. Tinha contrato até 2026.

"Estamos muito gratos ao Jaron pelo seu empenho e dedicação. Levamos os últimos anos no fundo dos nossos corações. No entanto, estamos também a olhar para o futuro", afirmou Hanning: "Com Nicolej Krickau, conseguimos recrutar o nosso candidato preferido para as grandes tarefas que temos pela frente. Ele deixará a sua marca na nossa equipa. Estamos ansiosos por trabalhar com ele."

Tensões entre Hanning e Kretzschmar escalam.

Na terça-feira, as recentes tensões crescentes entre Hanning e Kretzschmar atingiram o seu clímax por enquanto. O antigo lateral esquerdo de classe mundial anunciou via Instagram e aparentemente sem consultar o clube que não iria renovar o contrato, que expira em 2026. O clube reagiu "surpreendido" e com "grande pesar" numa breve declaração.

"Sem ele, os sucessos nesta forma não teriam sido possíveis; ele ajudou a moldar o destino do clube por mais de cinco anos", disse Hanning."Nosso tempo juntos nos custou muita força. Füchse Berlin está acima de tudo em todas as nossas decisões, e é por isso que decidimos em conjunto traçar uma linha sob isso." Kretzschmar disse que a decisão "dói": "Mas cria clareza para todos os envolvidos e permite que o clube se reorganize."