Mais

Andebol: Samir Bellahcene a viver o melhor momento da carreira e a sonhar com a Champions

Samir Bellahcene após a qualificação para a Final Four contra o Montpellier
Samir Bellahcene após a qualificação para a Final Four contra o MontpellierAFP
Este sábado, Samir Bellahcene inicia a Final Four da Liga dos Campeões contra o Barcelona. Um passo importante para o guarda-redes do Kiel, que está no topo da sua carreira.

"Tenho a oportunidade de ganhar as três maiores competições do mundo esta época". Depois de um ano particularmente bem-sucedido, Samir Bellahcene está a sonhar alto e bom som. Na véspera da Final Four da Liga dos Campeões, ele expressou sua alegria nas colunas do L'Equipe após o apuramento apertado do Kiel ( 31-21 e 30-39, contra o Montpellier). Em plena forma depois de um Europeu bem sucedido e satisfeito com a sua sólida época, o antigo jogador de Dunkerque está à beira de mais um sucesso.

Uma época digna dos grandes

Quem poderia imaginar que Bellahcene iria disputar uma Final Four da Liga dos Campeões em junho de 2024, apesar de ainda pertencer ao Dunkerque quando a época começou? Poucos imaginavam. Mas o guarda-redes agarrou a oportunidade quando Vincent Gérard se retirou por lesão e rapidamente se tornou o novo guarda-redes do Kiel. O papel foi levado a sério e ele ganhou ainda mais experiência rapidamente.

Com um desempenho consistente e com a confiança do seu treinador, demonstrou estar à altura da tarefa, tanto no campeonato como na fase europeia. Também impressionou o público e mostrou que tem um lugar na famosa franquia alemã, mantendo-se tão imponente quanto inabalável.

No final do ano desportivo, ele terá a oportunidade de provar isso mais uma vez, com uma vitória plausível sobre o Barcelona, seguida pelo vencedor de Aalborg e Magdeburgo.

"Não sinto pressão nenhuma quando sei que vou jogar contra o Barcelona", disse à Eurosport no mês passado. "Já jogámos contra alguns dos grandes este ano. Sou capaz de ter um bom desempenho".

Um facto que ficou amplamente demonstrado no Euro-2024, na Alemanha.

Um Euro XXL e possivelmente mais

O momento chave da época de Bellahcene foi o Europeu que conquistou com a França. Mais do que à altura da tarefa, guardou a baliza azul na perfeição e aprendeu com os seus pares para enfrentar o resto da época com ainda mais sucesso.

"Aprendi muito e observei muito com Rémi Desbonnet e Charles Bolzinger, e isso ajudou-me muito quando voltei para Kiel", confessou serenamente. Tal como na competição internacional e no seu estatuto de estrela em ascensão, aproveitou os jogos para melhorar, mas também as sessões de treino para aperfeiçoar as suas capacidades.

E os resultados estão à vista de todos. Graças ao seu tamanho (1,91m, 120kg), à capacidade de antecipação e ao posicionamento perfeito perante as adversidades, o francês sabe resistir ferozmente. Um grande trunfo e um detalhe inegável na qualificação da sua equipa para o torneio de Colónia.

"Esta Final Four é um verdadeiro prazer", disse ao L'Equipe após o triunfo sobre o Montpellier. "É a continuação desta época, depois de ter jogado e ganho uma final do Europeu com a seleção francesa. Vamos começar com a Liga dos Campeões e depois veremos como será o verão".

Mas uma coisa é certa: o jogador não vai fazer nenhum favor ao Barcelona e vai tentar conquistar o seu primeiro troféu europeu de clubes com toda a sua força competitiva.