Mais

Andebol: Sporting a fazer época histórica na Liga dos Campeões

A festa dos jogadores leoninos no Pavilhão João Rocha
A festa dos jogadores leoninos no Pavilhão João RochaSporting CP
Com a vitória dos leões diante do Eurofarm Pellister, foi atingido um novo recorde na fase de grupos da principal prova do andebol europeu.  Acesso direto aos quartos de final pela primeira vez é uma possibilidade.

Depois do quarto lugar da seleção portuguesa no Mundial, há outra página na história do andebol luso a ser escrito. Campeão Nacional e única equipa a participar nesta edição da Liga dos Campeões de andebol, o Sporting entrou para a história na noite desta quinta-feira.

Ao bater o Eurofarm Pellister na 11.ª jornada da Liga do Grupo A, os leões subiram ao segundo lugar com 15 pontos e a três rondas do final ocupam, em conjunto com o Veszprém um dos dois lugares de acesso aos quartos de final.

Seria a primeira vez, no atual formato, que uma equipa portuguesa atingia de forma direta esta fase, sem ter de passar por um play-off, mas um facto já ninguém tira: o Sporting é a formação nacional que mais pontos fez numa fase de grupos.

Os 15 pontos superam os 14 que os leões alcançaram em 2019/20, 2018/19, o recorde anterior que partilhavam com o FC Porto (2019/20 e 2015/16).

A equipa de Ricardo Costa tem duelos com Veszprém, Fredericia e Wisla Plock, onde vai tentar segurar a vantagem de um ponto que tem em relação ao PSG e Füchse Berlin, adversários que foram derrotados no Pavilhão João Rocha. De resto, em casa dos leões, ainda ninguém conseguiu levar um ponto, com até o líder Vesprém a cair logo na terceira jornada.

A classificação do Grupo A da Liga dos Campeões de andebol
A classificação do Grupo A da Liga dos Campeões de andebolFlashscore

Uma passagem direta aos quartos de final deixava o Sporting mais próximo de igualar a melhor participação de sempre dos leões nesta prova. Em 1971, numa altura em que a prova era a eliminatórias, os lisboetas caíram nas meias-finais com o Gummersbach, depois de eliminarem Sittard, MAI Moskva e Dukla Praga.

Recorde-se que a melhor participação de sempre de uma equipa na Liga dos Campeões de Andebol aconteceu em 1993/94, quando o ABC marcou a estreia do formato da fase de grupos ao superar um agrupamento com Nimes, Sandefjord e RK Zagreb para chegar diretamente à final, onde foi derrotado pelo Cantabria. A primeira participação lusa aconteceu em 1962, quando o Benfica foi derrotado pelo Atlético Madrid na primeira eliminatória.