Depois do quarto lugar da seleção portuguesa no Mundial, há outra página na história do andebol luso a ser escrito. Campeão Nacional e única equipa a participar nesta edição da Liga dos Campeões de andebol, o Sporting entrou para a história na noite desta quinta-feira.
Ao bater o Eurofarm Pellister na 11.ª jornada da Liga do Grupo A, os leões subiram ao segundo lugar com 15 pontos e a três rondas do final ocupam, em conjunto com o Veszprém um dos dois lugares de acesso aos quartos de final.
Seria a primeira vez, no atual formato, que uma equipa portuguesa atingia de forma direta esta fase, sem ter de passar por um play-off, mas um facto já ninguém tira: o Sporting é a formação nacional que mais pontos fez numa fase de grupos.
Os 15 pontos superam os 14 que os leões alcançaram em 2019/20, 2018/19, o recorde anterior que partilhavam com o FC Porto (2019/20 e 2015/16).
A equipa de Ricardo Costa tem duelos com Veszprém, Fredericia e Wisla Plock, onde vai tentar segurar a vantagem de um ponto que tem em relação ao PSG e Füchse Berlin, adversários que foram derrotados no Pavilhão João Rocha. De resto, em casa dos leões, ainda ninguém conseguiu levar um ponto, com até o líder Vesprém a cair logo na terceira jornada.

Uma passagem direta aos quartos de final deixava o Sporting mais próximo de igualar a melhor participação de sempre dos leões nesta prova. Em 1971, numa altura em que a prova era a eliminatórias, os lisboetas caíram nas meias-finais com o Gummersbach, depois de eliminarem Sittard, MAI Moskva e Dukla Praga.
Recorde-se que a melhor participação de sempre de uma equipa na Liga dos Campeões de Andebol aconteceu em 1993/94, quando o ABC marcou a estreia do formato da fase de grupos ao superar um agrupamento com Nimes, Sandefjord e RK Zagreb para chegar diretamente à final, onde foi derrotado pelo Cantabria. A primeira participação lusa aconteceu em 1962, quando o Benfica foi derrotado pelo Atlético Madrid na primeira eliminatória.