Mais

Andebol: Sporting reencontra carrasco Nantes e Veszprém na Liga dos Campeões

Sporting é o único representante português na prova
Sporting é o único representante português na provaSporting CP

O Sporting reencontra na Liga dos Campeões de andebol de 2025/26 o Nantes, que o afastou da final four, e do Veszprém, únicos que superaram os portugueses na primeira fase esta época, ditou o sorteio realizado esta sexta-feira.

Os leões, bicampeões nacionais e únicos representantes portugueses na principal competição europeia de clubes, foram a última equipa sorteada, integrando o Grupo A, juntamente com os cabeças de série desta 66.ª edição, os dinamarqueses do Aalborg, os alemães do Füchse Berlim, finalistas vencidos em 2024/25, e os húngaros do Veszprém.

A presença destas três equipas, incluindo o Veszprém, a única que superou o Sporting na fase de grupos, com mais seis pontos do que os leões, e o Füchse Berlim, terceiro classificado nessa mesma poule, em igualdade com a formação comandada por Ricardo Costa, determinou a presença dos polacos do Kielce, campeões da Europa em 2015/16, e dos franceses do Nantes, ambos do segundo pote.

Nesta fase a disputar entre 10 e 11 de setembro e 11 e 12 de março de 2026, com 14 jornadas, com jogos em casa e fora, os lisboetas reencontram o carrasco Nantes, que os afastaram da inédita final four, com dois triunfos nos quartos de final (27-28, em Lisboa, e 32-30, em França), mas evitam o Magdeburgo, campeão em título, e o FC Barcelona, recordista de triunfos, com 12.

O Grupo A fica completo com o Dínamo de Bucareste, campeão em 1964/65 e atualmente treinado pelo selecionador de Portugal, Paulo Jorge Pereira, e que conta com Miguel Martins e o cubano Pedro Valdés, que já passou por Sporting e FC Porto, e com os noruegueses do Kolstad, que, tal como o Sporting, integravam o terceiro pote.

Estes são os adversários da formação leonina, depois de ter estado perto de se tornar na primeira equipa portuguesa a atingir a final four da Champions, que, no anterior formato, sem uma final a quatro concentrada, teve o ABC de Braga como finalista vencido em 1993/94, face aos espanhóis do TEKA Santander.

Será a quarta presença do Sporting neste formato, a segunda seguida, sem reencontros com os adversários de 2017/18, quando foi quarto e não passou da fase de grupos, repetindo embates com Dínamo Bucareste, que o eliminou nos play-offs de acesso aos oitavos de 2019/20, que não chegaram a realizar-se devido à pandemia de covid-19 e encontrou na fase de grupos da temporada passada.

Para o Grupo B foram sorteados os cabeças de série Wisla Plock, FC Barcelona, do pivô luso Luís Frade, e Paris Saint-Germain, ficando, dada a impossibilidade de se repetirem clubes dos mesmos países, com GOG, Magdeburgo e Pick Szeged, do segundo pote, aos quais se juntaram HC Zagreb e Eurofarm Pelister.

Os dois primeiros de cada um dos grupos avança diretamente para os quartos de final, com os classificados entre os terceiro e sexto postos a disputarem um play-off para prosseguirem em prova, enquanto os dois últimos são eliminados.

Composição dos grupos da 66.ª edição da Liga dos Campeões de andebol:

- Grupo A:

Aalborg (Din)

Füchse Berlim (Ale)

Veszprém (Hun)

Kielce (Pol)

Nantes (Fra)

SPORTING (POR)

Dinamo Bucareste (Rom)

Kolstad (Nor)

- Grupo B:

Wisla Plock (Pol)

FC Barcelona (Esp)

Paris Saint-Germain (Fra)

GOG (Din)

Magdeburgo (Ale)

Pick Szeged (Hun)

HC Zagreb (Cro)

Eurofarm Pelister (Mcd)