Mais

Andebol: Benfica volta a vencer (32-34), FC Porto mantém pleno na Liga Europeia (25-29)

Atualizado
Miguel Sánchez-Magallón foi a figura da partida
Miguel Sánchez-Magallón foi a figura da partidaSL Benfica

O FC Porto venceu o Elverum na Noruega por 25-29 e manteve o pleno de vitórias na Liga Europeia de andebol, somando a terceira vitória em três jornadas. Mais tarde, o Benfica venceu os suecos do Karlskrona por 32-34 e somou a segunda vitória na prova, subindo ao segundo lugar. Os dois clubes enfrentam-se este fim de semana para o campeonato nacional, no Dragão Arena.

Karlskrona 32-34 Benfica

A derrota das águias na estreia na competição frente ao MT Melsungen (28-26), parece ter ficado para trás. Depois do triunfo expressivo sobre o Ferencvaros (38-25), os comandados de Jota González viajaram até à Suécia, onde estiveram por cima durante grande parte da partida. Ainda assim, no primeiro tempo, tiveram de lutar para não ir para o intervalo em desvantagem, acabando por empatar a 18 golos antes do reatar da partida.

Na etapa complementar, os lisboetas descolaram após o 22-22, chegando a liderar a partida com cinco golos de vantagem, acabando por controlar até ao 34-32 final. Pelo Benfica, destacou-se o espanhol Miguel Sánchez-Magallón, com sete tentos, enquanto, na formação sueca, brilhou Isak Larsson, com seis.

Na segunda competição continental de clubes, que as águias venceram em 2021/22, os lisboetas isolaram-se no segundo lugar, com quatro pontos, a dois do Melsungen, líder com três vitórias em três partidas, e com mais dois do que o Ferencvaros, terceiro, não tendo ainda pontuado o conjunto sueco.

O próximo adversário dos encarnados na poule é precisamente o Karlskrona, desta vez na Luz, daqui a uma semana, depois do Clássico em casa do FC Porto, no sábado, para o campeonato nacional.

Classificação do Grupo E
Classificação do Grupo EFlashscore

Elverum 25-29 FC Porto

Depois de vencer o Fram e o Kriens, a turma de Magnus Andersson tinha um teste difícil na deslocação à Noruega para enfrentar o segundo classificado do Grupo D. 

O guarda-redes sueco Sebastian Abrahamsson teve um excelente início de partida que contribuiu para os dragões chegarem a uma vantagem de três golos bem cedo no encontro (1-4), mas os sucessivos livres de sete metros assinalados (para as duas equipas) quebraram o ritmo e permitiram a recuperação e reviravolta nórdica (10-9).

Ainda assim, o acerto de Antonio Martínez e Thorsteinn Gunnarson permitiram aos azuis e brancos chegar ao intervalo com uma vantagem de dois golos (12-14). O regresso dos balneários foi ainda mais positivo para os portugueses, que fugiram no marcador com uma vantagem de sete golos (12-19), mas os noruegueses foram reduzindo distâncias até aos minutos finais. 

A cinco minutos do fim, a diferença entre as duas equipas estava em dois golos (23-25). O Elverum podia ter reduzido distâncias e colocado o FC Porto sob pressão, mas Diogo Rêma saltou do banco para defender mais um livre de sete metros, Abrahamsson fez mais duas paradas incríveis e Gunnarson marcou três golos importante para dilatar a vantagem.

Os nórdicos falharam seis livres de sete metros, Abrahamsson terminou a partida com uma percentagem de 44,19% de defesas efetuadas, enquanto Thorsteinn Gunnarson foi o melhor marcador, com nove golos em 13 tentativas (80%), e Antonio Martínez terminou com oito tentos em 10 remates (80%). 

Classificação do Grupo D
Classificação do Grupo DFlashscore