A Federação Europeia de Andebol anunciou uma mudança nas duas principais competições de clubes. Em causa está, desde logo, um aumento do número de participantes, com a Liga dos Campeões a crescer de 16 para 24, enquanto a Liga Europeia mantém as 32 equipas, mas muda o formato.
A atribuição de vagas para cada competição vai ser decidida pela EHF em dezembro. Atualmente, Portugal tem uma vaga garantida na Liga dos Campeões, com mais quatro na Liga Europeia.
Vamos então às mudanças de forma detalhada:
Liga dos Campeões
O novo formato passa a ter seis grupos de quatro equipas, em vez dos dois agrupamentos com oito emblemas atual.
Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam, os dois últimos descem para a Liga Europeia.
As 12 equipas apuradas para a fase seguinte são distribuídas por dois grupos de seis. Após duas voltas de jogos, os primeiros quatro classificados avançam para os quartos de final. Os dois quintos classificados vão para os oitavos da Liga Europeia.
A decisão do título continua a ser numa final a quatro, em Colónia.
Liga Europeia
As 32 equipas são divididas em oito grupos de quatro. Não existe ronda de qualificação.
Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para um play-off com os terceiros e quatros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Os 14 apurados do play-off juntam-se às duas equipas que terminaram no quinto posto da segunda fase de grupos da Liga dos Campeões e discutem os oitavos de final.