Mais

Andebol: Gidsel conduz Fuchse Berlin ao triunfo na Supertaça alemã frente ao Kiel (34-33)

O Fuchse Berlin venceu o THW Kiel na Supertaça da Alemanha
O Fuchse Berlin venceu o THW Kiel na Supertaça da AlemanhaČTK / imago sportfotodienst / Marco Wolf
Cinco dias antes do início da 60.ª época da Bundesliga, o campeão alemão Fuchse Berlin, liderado pelo melhor jogador de andebol do mundo Mathias Gidsel, venceu a Supertaça em Munique por 34-33 contra o atual vencedor da Taça nacional, o THW Kiel, após um emocionante jogo que terminou com um desempate por grandes penalidades de sete metros

Recorde aqui as incidências do encontro

No ano passado, a equipa de Berlim também tinha vencido a competição pouco antes da abertura da Bundesliga, quando ficou em segundo lugar no campeonato, atrás do Magdeburgo. Desta vez, porém, a equipa jogou diante de 10.298 espectadores no SAP Garden como campeã alemã pela primeira vez.

"A Supertaça não é o maior título que se pode ganhar no andebol mundial", por isso "certamente não é sobrevalorizada", disse o diretor desportivo de Berlim, Stefan Kretzschmar, antes da final. No entanto, deve estar muito satisfeito com a atual forma da sua equipa - mesmo que o Kiel tenha lutado um pouco no segundo tempo.

No início, tudo parecia ser uma vitória clara para as Raposas. O Kiel conseguiu manter o jogo aberto durante um quarto de hora - mas depois a desvantagem aumentou para seis golos a partir dos 10-10. Mathias Gidsel, dinamarquês de 26 anos, campeão olímpico e mundial, marcou sete golos na primeira parte e terminou com oito golos no tempo regulamentar.

No entanto, não foi um passeio. O internacional das Ilhas Faroé Elias Ellefsen, com um total de oito golos, e o guarda-redes Andreas Wolff (13 defesas) mantiveram o Kiel no jogo. Após o intervalo, o Kiel reduziu rapidamente a desvantagem e assumiu a liderança pela primeira vez aos 43 minutos, ampliando-a para três golos e liderando por 29-26 a sete minutos do fim.

No entanto, voltou a perder fôlego no final e o jogo acabou por ser decidido nos livres de sete metros.